Localizado em meio ao cerrado tocantinense, o Parque Estadual do Jalapão é um dos destinos de ecoturismo mais exclusivos do Brasil. Sua paisagem natural foi preservada pelo tempo e turistas que visitam o local podem encontrar uma natureza exuberante, praticamente intocada pelo avanço da tecnologia

Muito disso se deve, é claro, ao difícil acesso à localidade, que pode ser acessada apenas por estradas de terra desafiadoras. Essas mesmas estradas também separam as inúmeras atrações do local, tornando carros com tração nas quatro rodas itens essenciais para explorar o Jalapão. 

No entanto, aqueles que não se intimidam com as estradas de terra do Jalapão são recompensados com algumas das mais belas paisagens do Brasil – e é sobre elas que falamos neste artigo. Conheça agora algumas das principais atrações do Parque Estadual. 

O que fazer no Jalapão?

Criado em 2001, o Parque Estadual do Jalapão é a maior região de savana da América do Sul, ocupando cerca de 161 mil hectares. Todos que desejam visitar o local precisam, antes, chegar a Palmas, a capital do Tocantins. 

Com a maior parte do percurso feito de estradas de terra com pouca sinalização, os turistas são fortemente encorajados a explorar o Jalapão apenas com a orientação adequada, provida por agências de turismo especializadas no local. 

Aqueles que desbravam as estradas de terra do Jalapão têm como recompensa algumas das mais preciosas jóias do ecoturismo brasileiro. Conheça agora alguns dos principais atrativos do local.

Cachoeiras

O Rio Novo é um dos principais da região, alimentando diversas cachoeiras belíssimas. A Cachoeira da Velha é a maior do Parque Estadual do Jalapão, composta por duas quedas d’água que, juntas, têm cerca de 15 m de altura e 100 m de largura. 

A Cachoeira da Formiga também é uma atração popular. Ainda que a sua queda d’água não seja das maiores, ela se destaca por formar uma piscina natural de águas verdes e cristalinas, perfeitas para o banho.

Confira: Onde fica a Cachoeira da Formiga 

Existem, ainda, outras cachoeiras importantes, tais como as Cachoeiras do Soninho e a Cachoeira da Fumaça.

Fervedouros 

Os fervedouros são, provavelmente, a atração mais exclusiva do Jalapão. Esses são poços cristalinos, formados pelas nascentes dos rios da região, onde é impossível afundar devido à pressão da água. 

Eles são feitos de águas cristalinas e convidam os visitantes a mergulharem depois de um dia quente sob o sol. Um dos mais belos da região, o Fervedouro do Soninho, é uma exclusividade da Korubo, disponível apenas para nossos visitantes. 

Mas, é claro, existem muitos outros. Nós destacamos o Fervedouro do Ceiça, o Fervedouro Bela Vista e o Fervedouro do Buriti como ótimas opções para quem quer se refrescar em águas cristalinas. 

Mirantes 

A Serra do Espírito Santo é, sem dúvidas, um dos principais cartões postais do Jalapão. Um chamariz para os amantes das trilhas e do trekking, a atração tem uma extensão de 8 km (contando a ida e a volta) e é desafiadora para aqueles que não estão acostumados com o esforço. 

Muitos turistas optam por subir a Serra do Espírito Santo ainda de madrugada, a fim de assistir ao nascer do sol de seu topo. Podemos dizer que essa é uma das mais belas paisagens do Jalapão, então vale muito a pena. 

A erosão das rochas forma outra atração muito importante: as dunas do Jalapão. Os bancos de areia dourados também são belíssimos e, se você assistiu ao nascer do dia da Serra do Espírito Santo, precisa assistir também ao pôr do sol das dunas

Desbrave as estradas de terra do Jalapão com a Korubo, a mais tradicional agência de viagens da região!

Visite o site e confira todos os nossos pacotes.


Conheça a Korubo e fique por dentro dos principais atrativos do Parque Estadual do Jalapão. Confira nossos pacotes!

Voltar para o site Jalapão!