Ecoturismo e aventura no Jalapão são alguns dos principais motivos que levam muitos turistas ao local todos os anos. 

Veja, neste post, as principais características, lugares e esportes que podem ser praticados no Jalapão!

Jalapão 

Para quem gosta de natureza e aventura, o Jalapão é um dos destinos mais interessantes do país. O Parque Estadual do Jalapão fica em Tocantins, mais precisamente na região leste do estado, onde estão localizadas as cidades de Mateiros e São Félix do Tocantins.

Por lá, os turistas mais aventureiros podem ter uma experiência única de contato com a natureza em fervedouros, cachoeiras, rios, dunas e muitas outras atrações. Essas atrações proporcionam o equilíbrio ideal entre a calmaria e a aventura.

Ecoturismo e aventura no Jalapão

O Jalapão é uma unidade de conservação. Isso significa que qualquer tipo de passeio realizado por lá deve ter como um dos objetivos principais a preservação da natureza e a conscientização dos turistas, fazendo com que seja um excelente lugar para fazer ecoturismo.

No que diz respeito à aventura, podemos citar a canoagem no Rio Novo Tocantins e as caminhadas (ou trekking), que podem ser realizadas no Mirante da Serra do Espírito Santo.

Lugares 

Veja os principais lugares para fazer ecoturismo de aventura no Jalapão:

Rio Novo Tocantins 

O Rio Novo Tocantins está localizado logo abaixo da Cachoeira da Velha. Ele é conhecido por suas águas cristalinas e pela grande quantidade de vegetação no seu entorno. A areia é branca e é possível praticar atividades como o mergulho e a canoagem, ou apenas ter um momento de reflexão e relaxamento à beira do rio.

Mirante da Serra do Espírito Santo

Nesse mirante há uma visão panorâmica das belezas naturais do Jalapão. Para chegar até o topo, é preciso fazer uma trilha de mais ou menos meio quilômetro, mas a vista dos rios, do pôr do sol e de toda a vegetação do Jalapão recompensa qualquer esforço para chegar ao mirante.

Esportes

Para quem realmente gosta de se aventurar, o ideal é ir ao Jalapão com duas coisas em mente: a canoagem e o trekking. Veja:

Canoagem

A canoagem é praticada no Rio Novo Tocantins e é recomendada para os turistas que gostam de atividades intensas. Para ter mais segurança durante a canoagem, o ideal é praticar a atividade acompanhado por uma agência de turismo, como a Korubo.

O Safari Camp da Korubo fica localizado à beira do Rio Novo Tocantins e conta com uma infraestrutura completa para receber os turistas e acompanhá-los na atividade de canoagem no rio.

Trekking

Já o trekking é realizado no Mirante da Serra do Espírito Santo. A subida é íngreme, mas possui corrimãos e locais estratégicos para fazer uma parada, sentar, beber água e recarregar as energias.

Ir acompanhado por uma agência de turismo também é a melhor pedida para quem deseja fazer o trekking, já que as equipes que conhecem o local sabem os melhores horários para sair e podem recomendar estratégias para que a trilha seja proveitosa e recompensadora.

Gostou do que viu até aqui? Então continue no site da Korubo e descubra mais sobre a experiência de ecoturismo e aventura que a agência pode lhe proporcionar!


Conheça a Korubo e fique por dentro dos principais atrativos do Parque Estadual do Jalapão. Confira nossos pacotes!

Voltar para o site Jalapão!