Já sentiu dificuldade na hora de organizar sua mala para uma viagem? Esse é um problema comum entre viajantes. Há até quem diga que é inevitável esquecer alguma coisa mesmo dedicando bastante tempo para arrumar as bagagens. A boa notícia é que isso não é verdade.

Vamos te mostrar, com passos simples, que fazer as malas não precisa levar muitas horas e nem ser uma tarefa cansativa. Acompanhe nossas dicas e entenda como arrumar as malas com muito mais eficiência.

1. Faça uma lista com o que é realmente necessário

Esse primeiro passo é essencial para evitar esquecer alguma coisa, além disso, fazendo uma lista você também ganha tempo. Separe alguns minutos para sentar e pensar no que precisa levar. A lista pode ser simples, mas se possível, detalhe a quantidade de cada roupa. E não deixe de guardá-la, afinal de contas, você pode usá-la como modelo para a próxima viagem, não é mesmo?

2. Atente-se ao clima do seu destino

Ao planejar uma viagem, é importante checar como estará o clima no local que pretende visitar: isso também ajuda na hora de organizar sua mala. Lembre-se de verificar a previsão do tempo alguns dias antes, assim você vai acertar ainda mais nas peças que escolher levar. Dessa forma, não precisa se preocupar em sentir frio, ou levar casacos a mais, por exemplo.

3. Comece a organizar sua mala pelos calçados

Como os calçados costumam ocupar mais espaço, comece arrumando sua mala pensando onde é melhor colocá-los. As roupas podem ser dobradas de forma a ocupar os espaços vazios deixados entre eles. Lembre-se de colocar os sapatos em sacolas para que eles não sujem a mala ou as roupas.

4. Calcule o número de peças de acordo com a duração da viagem

Pense bem nas atividades que fará durante a sua viagem, se precisará de algumas peças extras ou não. Evite excessos, sua mala nunca deve sair de casa cheia. Além disso, se for viajar por longos períodos, não leve peças para todos os dias, prefira usar serviços de lavanderia quando for necessário.

5. Guarde objetos menores em pequenas bolsas

Nada de ter várias coisas espalhadas pela mala. Aposte em pequenas bolsas, como necessaires, para guardar objetos menores. Essa dica vale tanto para maquiagens e produtos de higiene quanto para cabos, baterias e adaptadores de tomadas. Tendo esse cuidado, você inclusive evita perder esses pequenos objetos.

6. Use sacos a vácuo 

Preocupado se o que você precisa levar vai caber na mala? Use sacos a vácuo! Eles funcionam muito bem para guardar casacos e roupas que fazem mais volume. Assim, você inclusive ganha mais espaços para possíveis compras.

Evite estresse com bagagem e não leve mais do que precisa, afinal, o objetivo de uma viagem é relaxar e se divertir, não é verdade? Uma vez que você começar a aplicar esses passos simples e eficientes, organizar sua mala vai ficar muito mais fácil e rápido. Conte nos comentários qual dica você mais gostou e qual já está colocando em prática. Estamos curiosos para saber.