Quem está acostumado a viajar sabe: problemas nos aeroportos são frequentes. Se a viagem é internacional, então… todo cuidado é pouco!

Para evitar que você comece sua viagem encarando um estresse do qual está justamente fugindo, separamos 4 situações que são potencialmente problemáticas e as dicas para lidar com elas. Confira!

1. Evite o drama da bagagem

Quase ninguém se acostumou com as novas regras de cobrança de bagagem das companhias aéreas. Primeiro, porque ninguém acredita que essa taxa extra vai resultar em algum tipo de melhoria ou desconto para os clientes. Depois, porque é relativamente recente e cada empresa criou uma regra própria para lidar com a questão.

Para começar, você precisa saber que a passagem básica que compra não permite mais o despacho de bagagem. Para que isso aconteça, você tem que fazer essa opção (e pagar por ela) na hora da compra, no balcão, durante o check-in, ou contar com a possibilidade da sua companhia ser uma das que ainda permitem despachar um volume. Esse privilégio, normalmente, é de quem tem plano de milhagem.

O padrão, agora, em voos nacionais, é usar apenas bagagem de mão com peso de até 10 quilos e volume compatível com os bagageiros da aeronave. Qualquer coisa fora disso, certamente, será cobrada. E, em cima da hora, no aeroporto, vai custar mais caro.

Nos voos internacionais, a regra muda um pouco: uma mala despachada e uma bagagem de mão. Também há variações e, no caso, até maiores porque o universo de empresas operantes é muito maior.

Seja lá qual for o caso, nacional ou internacional, certifique-se ao comprar a sua passagem que fez a escolha compatível com o volume de bagagem que você pretende levar.

2. Saiba o que carregar na bagagem de mão

Há itens que não se deve levar em hipótese alguma na bagagem de mão. Nos voos domésticos, o principal cuidado precisa ser com armas de fogo, inflamáveis (álcool e isqueiros, por exemplo) e objetos cortantes ou perfurantes. Objetos que claramente não vão caber no bagageiro ou no espaço embaixo da cadeira também devem ser evitados.

Nos voos internacionais, a lista aumenta muito e inclui, por exemplo, qualquer substância líquida, mesmo um shampoo ou desodorante, em frascos de mais de 100 ml. Alguns países, como Estados Unidos e Austrália, proíbem o transporte de alimentos não industrializados. Verifique esses pontos antes de viajar.

3. Tenha os documentos à mão

Os problemas com documentos costumam ocorrer, principalmente, em dois casos: viagens internacionais ou com menores de idade — e se complicam ainda mais se for uma viagem internacional e com menores de idade.

Então fique de olho! Para voos domésticos, todas as pessoas precisam ter algum tipo de identificação oficial: Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e, no caso de estrangeiros, passaporte. Se estiver com uma criança menor de 12 anos, vai precisar que ela já tenha RG, no qual consta seu nome como pai ou mãe. Se ela não tiver RG ou se você não for o pai ou a mãe, é preciso uma autorização da Vara da Infância.

Se o voo for para um país do Mercosul, só vale RG ou passaporte. Eles não vão aceitar sua CNH ou CTPS. Para as crianças, é preciso seguir a mesma regra das viagens internacionais. Se o passaporte for antigo, os pais precisam estar viajando juntos ou quem estiver acompanhando precisará de autorização judicial. No modelo novo de passaporte, essa autorização é concedida no momento da emissão.

4. Faça o check-in online

Essa não só é uma excelente maneira de evitar filas como já é obrigatória na maioria das companhias. O ideal é que você use os sites ou os aplicativos das empresas para fazer o seu check-in.

A maioria delas tem sistemas que permitem que você use o seu celular como cartão de embarque. Mas, se fizer questão de imprimir, pode fazer isso nos totens que estão no aeroporto ou pedir no balcão de embarque. Isso, porém, já implica em pegar alguma fila.

Siga essas dicas e evite problemas nos aeroportos. E, se quiser saber mais como aproveitar as suas viagens, curta a nossa página no Facebook.


Conheça a Korubo e fique por dentro dos principais atrativos do Parque Estadual do Jalapão. Confira nossos pacotes!

Voltar para o site Jalapão!