O Jalapão é uma área de conservação ambiental localizada na região leste do estado do Tocantins. O parque espalha-se por 158.970,95 hectares e engloba as cidades de Mateiros e São Félix do Tocantins. 

O Cerrado é a vegetação mais predominante no local, o que rende muitas paisagens paradisíacas para todos aqueles que visitam o Jalapão. Dentre as atrações da região, estão diversas cachoeiras, fervedouros, rios e trilhas

Esse é um dos melhores destinos de ecoturismo do Brasil. Se você quer conhecer o Jalapão em 7 dias, nós temos algumas sugestões que podem ajudar. Veja agora!

Quando ir para o Jalapão?

Os interessados em conhecer esse tesouro tocantinense ficarão felizes em saber que o sol brilha forte na região durante todo o ano, proporcionando mergulhos ainda mais prazerosos.

Seja no período mais seco do ano ou durante os meses chuvosos, a temperatura no Jalapão pode variar com certa intensidade. A máxima costuma ficar por volta de 30°C e 35°C durante o dia, enquanto a mínima pode chegar aos 15°C durante a noite. Por isso, é possível dizer que o Jalapão pode ser visitado em qualquer época.

Conheça o Jalapão em 7 dias

Confira nos tópicos abaixo o cronograma completo para conhecer o Jalapão em 7 dias.

Dia 1: primeira noite em Palmas

Com a Korubo, você será cuidado desde a sua primeira noite em Palmas até o momento do embarque. Por isso, você será recepcionado pela nossa equipe ainda no aeroporto.

A cidade de Palmas tem muitas atrações interessantes, tais como a Praça dos Girassóis, a Praia da Graciosa e algumas outras atrações em seu centro histórico.

Dia 2: Ponte Alta + Cânion do Sussuapara

O segundo dia é o momento de colocar o pé na estrada e partir rumo ao Parque Estadual do Jalapão. Mas não sem antes fazer uma parada na cidade de Ponte Alta, visitando o Cânion do Sussuapara e a sua cascata de água refrescante

Ali, visitantes podem observar a belíssima queda d’água, banhar-se e até mesmo praticar o rapel. 

Dia 3: canoagem + dunas

Ao lado do Safari Camp Korubo está o Rio Novo, um dos últimos rios de água potável do mundo. Visitantes podem praticar canoagem em suas calmas águas. Esse é um passeio bem relaxante e reflexivo, ideal para recarregar as energias. 

Ainda no mesmo dia, é possível fazer um passeio nas dunas do Jalapão, assistindo ao pôr do sol tocantinense em grande estilo

Dia 4: visitas aos fervedouros

Um dos pontos altos da viagem é a visita aos fervedouros, momento aguardado por muitos turistas. Fervedouros são, na verdade, as nascentes dos rios da região. Neles, é impossível afundar. 

Sua água cristalina permite a visualização de peixes, portanto, não se esqueça de trazer seus aparelhos de mergulho. Alguns dos fervedouros visitados são: Fervedouro do Soninho e do Ceiça. A Cachoeira da Formiga também faz parte do passeio.

Dia 5: trilha do Mirante da Serra do Espírito Santo

A trilha do Mirante da Serra do Espírito Santo é um lugar selvagem e cheio de mistérios, com uma vista panorâmica para toda a região do Jalapão. A trilha é composta por uma caminhada de 8 quilômetros, com subidas íngremes. 

Dia 6: Lagoa do Japonês + Pedra Furada

A Lagoa do Japonês é formada dentro de uma linda gruta de calcário. Esse é o local ideal para praticar o mergulho e observar a fauna local.

A visita à Pedra Furada também é um ponto alto da viagem. Ali, pode-se tomar um banho de cachoeira e observar o belo pôr do sol. 

Dia 7: volta para Palmas 

Essa é uma ótima oportunidade para conhecer Palmas mais profundamente e visitar todas as atrações que ficaram de fora do seu itinerário.

O Jalapão é uma terra de belezas naturais incomparáveis e, com certeza, renderá lembranças inesquecíveis para todos aqueles que o visitam. Conte com a Korubo para tornar tudo ainda melhor. 

Nosso Safari Camp é conhecido pela sua excelência e conforto. Visite nosso site para conhecer todos os pacotes all-inclusive da Korubo.


Conheça a Korubo e fique por dentro dos principais atrativos do Parque Estadual do Jalapão. Confira nossos pacotes!

Voltar para o site Jalapão!