Quando o assunto é destino de ecoturismo no Brasil, existem centenas de opções incríveis para se escolher. Nosso país é, afinal, um dos lugares com maior biodiversidade do mundo, e isso se reflete também nas atrações turísticas à disposição dos visitantes.

A cidade de Bonito e o Jalapão estão no topo da lista de qualquer entusiasta do turismo de natureza. Mas como escolher qual destino visitar primeiro? Neste artigo, nós falaremos sobre isso. Leia agora!

Onde fica Bonito?

A cidade de Bonito fica no Mato Grosso do Sul, a cerca de 300 km de Campo Grande, a capital do estado. Com apenas 22 mil habitantes, essa é uma cidadezinha pacata e oferece muitas opções de atividades ao ar livre e em contato com a natureza. 

Bonito está perto da divisa com o Paraguai, por isso é possível observar que a cultura local é influenciada pelo país vizinho. Visitantes de Bonito poderão observar que a vegetação local é uma mistura da Mata Atlântica com o Cerrado.

O que fazer em Bonito?

Algumas das maiores atrações de Bonito têm relação com a diversidade da fauna em suas águas. O Rio da Prata, o Rio Sucuri e o Aquário Natural da cidade são destaques para todos os visitantes. 

Existem também grutas e lagos a serem explorados, como a Gruta do Lago Azul e as grutas de São Miguel. O local também tem opções para turistas que desejam mais adrenalina, oferecendo opções de rapel, mergulho com cilindros (apenas para mergulhadores certificados) e arvorismo.

Onde fica o Jalapão?

Localizado no Norte do Brasil, o Jalapão não é uma cidade, mas uma área de conservação do estado do Tocantins. Cerca de 195 km separam o Jalapão da capital, Palmas. A maior parte do trajeto é feita em estradas de terra, já que o destino é bastante recluso. 

O difícil acesso faz com que apenas carros com tração nas quatro rodas sejam capazes de chegar ao coração do Jalapão. Por outro lado, tamanha reclusão contribuiu para que o destino se mantivesse praticamente intocado ao longo dos anos, conservando sua beleza.

O que fazer no Jalapão?

O Jalapão é o destino perfeito para aqueles que desejam se conectar com a natureza de verdade. Esse também é um ótimo destino para os entusiastas do glamping, uma modalidade de acampamento que conta com alguns confortos. Essa é uma experiência completamente diferente da hospedagem em hotéis convencionais.

A região do Jalapão é muito rica em atrações como cachoeiras e rios, mas os fervedouros são maravilhas à parte. Os fervedouros são, na verdade, as nascentes dos rios e, com a água que brota do chão, é impossível afundar. Essa é uma experiência relaxante e única para a maioria dos visitantes. 

Além disso, existem outras atividades disponíveis para o público, como a canoagem, o rapel e o trekking. Todas as trilhas apresentam nível de dificuldade de fácil a moderado, além de contarem com a presença de guias especializados por todo o percurso.

Jalapão ou Bonito: qual escolher? 

Escolher entre Jalapão e Bonito não é uma tarefa fácil, já que ambos os destinos apresentam propostas diferentes de contato com a natureza.

Enquanto em Bonito o turismo é focado em atrações mais populares, o Jalapão oferece uma experiência mais exclusiva para aqueles que desejam se afastar dos centros urbanos e realmente experimentar a natureza de forma mais profunda. 

Além disso, o Jalapão é um local com uma forte cultura artesanal, além de ter uma culinária típica única em todo o Brasil. Se você quer conhecer todas as belezas do Jalapão, conte com a Korubo para explorar esse maravilhoso destino brasileiro com mais conforto e praticidade. 

Visite nosso site e confira nossos pacotes!


Conheça a Korubo e fique por dentro dos principais atrativos do Parque Estadual do Jalapão. Confira nossos pacotes!

Voltar para o site Jalapão!