Quando pensamos em turismo ecológico, logo vêm à mente lugares cercados de animais e muita vegetação! Porém, também é concentrado em práticas muito interessantes, como o rafting, o ciclismo, o rapel, mergulho, além de promover a consciência ambiental.

Se você quer descobrir mais sobre turismo ecológico e saber os melhores lugares para visitar, continue a leitura!

O que é o turismo ecológico?

O turismo ecológico, também chamado de ecoturismo, consiste na realização de atividades relacionadas ao contato com a natureza, em suas diversas formas e localizações.

Por meio desse tipo de experiência, os turistas encontram tranquilidade, novas experiências, aventuras e se conscientizam sobre a promoção da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente.

É importante que o turismo ecológico seja sustentável, para que não fique descaracterizado. Todas as atividades devem ser adaptadas, com os cuidados necessários para manter a fauna e a flora nos locais preservados.

Segundo o professor da Universidade de São Paulo (USP), Jean Paul Metzger:

“O turismo ecológico é uma atividade que propicia aliar conservação de biodiversidade com a promoção de atividades socioeconômicas, fomentando, ainda, o bem-estar das pessoas e a saúde do ambiente”.

Quais são as práticas do turismo ecológico?

O ecoturismo tem como objetivo aproximar as pessoas da natureza, por meio de atividades como acampamentos, caminhadas, escaladas, montanhismo, canoagem, visitas a cachoeiras, apreciação de paisagens acima de grandes morros e muitas outras opções.

Quais os benefícios do turismo ecológico?

Dentre os principais benefícios do turismo ecológico, está a educação ambiental proporcionada para os turistas que visitam os mais diferentes locais onde a natureza é preservada. Crianças e adultos conseguem apreciar as belezas de cada região e entender por que é tão importante cuidar da natureza.

Também, influi na geração de renda que os locais que recebem os visitantes conseguem obter. Segundo a Confederação Nacional de Comércio, Serviços, Bens e Turismo (CNC), cerca de 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil é proveniente do turismo, e uma boa parcela desse número é do ecoturismo.

Quais os principais destinos do turismo ecológico?

Alguns destinos muito interessantes para quem deseja fazer turismo ecológico nas férias são as cidades de Brotas, no estado de São Paulo, Fernando de Noronha, em Pernambuco, Lençóis Maranhenses, no Maranhão e Reserva Natural Salto Morato, no Paraná.

Um destino que tem ganhado espaço no coração dos turistas ecológicos é o Jalapão. A unidade de conservação é situada no estado do Tocantins e fica distribuída entre as cidades de Mateiros e São Félix do Tocantins. 

Por lá, o viajante tem acesso às dunas, aos fervedouros, às cachoeiras, a paisagens de tirar o fôlego e muito mais. Para visitar o Jalapão, entre em contato com a Korubo!

A Korubo é uma agência de viagens que conta com 20 anos de experiência no mercado. A empresa tem a missão de apresentar o Jalapão para o público, focando a experiência na conexão das pessoas com a natureza da região.

Continue no site, para saber mais sobre os pacotes da Korubo!


Conheça a Korubo e fique por dentro dos principais atrativos do Parque Estadual do Jalapão. Confira nossos pacotes!

Voltar para o site Jalapão!