O Jalapão é o maior parque estadual do Tocantins, apresentando 34 mil quilômetros quadrados de área preservada. Por conta disso, é um destino interessante para quem busca um maior contato com a natureza.

Contudo, são necessários alguns cuidados ao viajar pelo Jalapão, uma vez que se trata de uma região remota e sem muita infraestrutura, mas nada que não possa ser contornado ao dispor de algumas boas dicas. 

Principais cuidados ao viajar pelo Jalapão

A seguir, veja os principais cuidados que devem ser tomados ao viajar para o Jalapão no que concerne ao planejamento, saúde e visitas a pontos turísticos e atrações. Confira!

1. Planejar a viagem

Melhor época

Um dos primeiros aspectos que devem ser considerados no momento de começar a planejar uma viagem ao Jalapão é verificar qual a melhor época do ano para conhecer o local desejado.

Vale destacar que o momento ideal depende de qual clima o viajante se sente mais confortável, pois é possível visitar a região o ano inteiro, e cada estação apresenta distintas características climáticas.

Portanto, se você prefere dias mais ensolarados e quentes e noites mais frias, recomenda-se viajar para o Jalapão entre os meses de maio e setembro. Agora, se você prefere avistar uma vegetação mais verde e percorrer estradas mais acessíveis de transitar, indica-se viajar entre os meses de novembro e abril durante o período de chuvas.

Mas não se preocupe, as chuvas, geralmente, caem no meio do dia e se intercalam entre períodos de sol.

Tempo

Após definir qual a melhor época para viajar, é necessário estabelecer quanto tempo você ficará no local. Recomenda-se que se passe no mínimo uma semana, a fim de que seja possível conhecer os principais pontos turísticos e atrações com calma.

Planejamento financeiro

Por fim, é preciso realizar um orçamento considerando todos os gastos, de modo a se planejar financeiramente. Além disso, muitos locais não têm caixas eletrônicos ou não aceitam máquina de cartão. Mesmo quando há, pode haver uma extensa fila ou a máquina pode demorar para processar o pagamento por conta do sinal da internet.

Portanto, planeje-se para levar dinheiro em espécie.

2. Saúde

Uso de protetor solar

Independentemente da estação do ano em que você for viajar para o Jalapão, é necessário levar filtro solar, pois o sol reina por lá o ano todo. A variação de temperatura ao longo do ano é baixa. A máxima varia entre 30° e 34°C; e a mínima, entre 15° e 20°C.

Leve repelente de insetos

Além de filtro solar, é preciso levar um bom repelente de mosquitos na mala. Opte por repelentes com concentração de icaridina ou DEET superior a 8% e que possuam citronela na sua fórmula.

Consulte o médico previamente

As abelhas nativas do Jalapão são preservadas, de modo que não é possível remover suas colmeias, nem mesmo se elas ocuparem pontos turísticos. Portanto, consulte o médico previamente, mais especificamente um alergologista, a fim de se certificar de que não é alérgico a abelhas. Provavelmente, você não estará próximo de um pronto-socorro para ser medicado imediatamente caso seja picado por uma.

Além disso, é recomendado se vacinar dez dias antes da viagem contra a febre amarela.

3. Visitas a pontos turísticos e atrações

Carro

Como algumas atrações e os pontos turísticos ficam distantes uns dos outros, é preciso dispor de um veículo para se locomover na região. Além disso, deve ser um automóvel 4×4 com tração nas rodas para que o carro não atole ou haja dificuldade para ultrapassar estradas íngremes.

Guia

Além de dispor de um carro, é importante ter a orientação de um guia, pois, como não há sinal de internet em toda a região, não é recomendado depender do GPS para desbravar o local.

Alimentação

Como a proposta da viagem é ficar imerso na natureza, muitos locais que você irá conhecer no Jalapão não oferecem um amplo comércio. Portanto, é necessário garantir as refeições ao longo do dia, seja contratando um pacote de viagens que as ofereça ou comprando previamente para levar na mochila.

Conheça a Korubo

Oferecemos pacotes com hospedagem inspirada em tendas de safaris africanos e alimentação natural e típica da região, incluindo café da manhã, almoço, jantar e lanches disponibilizados durante a realização das trilhas, a fim de tornar sua experiência ainda mais imersiva.

Além disso, disponibilizamos equipamentos de canoagem, programação completa, guias turísticos e veículos equipados com mirantes, para que você possa desfrutar de todas as atividades.

Portanto, se você deseja conhecer o Jalapão e ter mais tempo para aproveitar a viagem, conte conosco!


Conheça a Korubo e fique por dentro dos principais atrativos do Parque Estadual do Jalapão. Confira nossos pacotes!

Voltar para o site Jalapão!