Se você tem um dia a dia muito agitado e na hora de fazer uma viagem de férias prefere lugares mais calmos, onde dê para curtir a natureza e conhecer pessoas novas, esse artigo tem dicas importantíssimas para você.

Afinal, pode até parecer tarefa fácil, mas planejar as tão esperadas férias requer algumas horas de pesquisa para organizar detalhes, como destino, acomodação e roteiros.

A partir dessas definições, você poderá sentar e colocar o orçamento na ponta do lápis.

Quer saber mais sobre como preparar sua viagem de forma organizada e inteligente? Confira as cinco dicas que preparamos especialmente para você, que, provavelmente, merece as melhores férias do mundo!

1. Escolha um lugar que tenha a ver com você

Imagine uma pessoa que adora natureza, praia e sol e está de férias em Belo Horizonte, Minas Gerais? Ou alguém que prefere agitação e está curtindo as férias em Carolina, no Maranhão?

Não seria uma viagem. Seria uma cilada. E para não cometer esse erro, é muito importante pesquisar passeios, clima e pontos turísticos do local que deseja conhecer.

Você pode fazer isso dando uma olhada nos sites das secretarias de Turismo da cidade ou do Estado que pretende visitar, seguindo perfis relacionados ao local no Instagram e, principalmente, conversando com pessoas que já viajaram para lá. 

2. Organize-se financeiramente para sua viagem de férias

Se você decidiu se aventurar, faça um planejamento com, no mínimo, seis meses de antecedência.

A dica é calcular qual valor você pode dispor da sua renda fixa mensal para destinar à viagem e depositá-lo religiosamente em uma poupança ou semelhante. A partir daí, é só planejar o passeio com base nesse montante.

Uma boa organização financeira também leva em conta comprar passagens aéreas com preços que caibam no bolso.

Para isso, além de checar os sites das companhias em alguns horários específicos, cadastre seu e-mail em sites de alertas de variações de preços, como Skyskanner e Voopter. Assim, você ficará sempre atualizado sobre os valores e as promoções.

3. Pesquise a sua hospedagem

É compreensível se deslumbrar com hotéis glamourosos e aconchegantes, mas é necessário ter cuidado. Não se precipite e feche com o primeiro que lhe agradar.

Além de dar uma olhada em sites como Booking e Trivago, cheque as acomodações do AirBnb ou até mesmo do CouchSurfing, no qual você se hospeda gratuitamente nas casas de pessoas que são cadastradas no projeto.

Também verifique se o local fica próximo dos pontos de transportes públicos e se está nas redondezas dos lugares que você pretende visitar.

Tudo isso barateia os custos com locomoção, o que pode fazer muita diferença.

4. Liste as programações que não podem faltar

Nem sempre dá para visitar todos os lugares legais da cidade em apenas uma viagem. Por isso, pesquise programações culturais, passeios, trilhas etc.

Também é importante que você se prepare para aventuras imprevistas. Afinal, sempre há algo que você descobre ou que quer fazer na hora.

5. Use a tecnologia

Os aplicativos existem para facilitar o planejamento da sua viagem de férias. Então, abuse deles.

Alguns aplicativos oferecem hospedagem a baixo custo, verificação do clima local, mapeamento das estações de metrô, conversão de moedas e até reúnem informações de todas as companhias áreas, para que você não tenha que baixar um app a cada viagem.

Inclusive, dê uma olhada no artigo que indica os sete melhores aplicativos para planejar sua viagem. Você vai conhecer a usabilidade de apps como Monefy, Evernote, Aroundme e outros que farão toda a diferença no seu planejamento! Boas férias!


Conheça a Korubo e fique por dentro dos principais atrativos do Parque Estadual do Jalapão. Confira nossos pacotes!

Voltar para o site Jalapão!