A Cachoeira da Formiga no Jalapão é um dos destinos mais populares entre os amantes do ecoturismo. Localizada no Tocantins, dentro do Parque Estadual do Jalapão, essa é uma parada obrigatória para todos que visitam a região. 

Neste texto, nós explicamos todos os detalhes desse maravilhoso destino e te ajudaremos a planejar a sua próxima viagem para a Cachoeira da Formiga. Vamos lá? 

Como visitar a Cachoeira da Formiga

Batizada com esse nome por causa do Rio Formiga, a cachoeira fica em uma propriedade particular, pertencente aos quilombolas. Por isso, a visita à atração é paga. 

Ela fica localizada por volta de 30 quilômetros de Mateiros e tem o seu acesso pela rodovia TO-110. A maior parte do trecho não possui calçamento e requer o uso de veículos com tração nas quatro rodas, além da orientação de guias turísticos ou agências de viagem especializadas. 

Os ingressos ficam em torno dos R$ 20,00 por pessoa. 

Qual a melhor época para visitar essa atração? 

A melhor época do ano para conhecer a atração é entre os meses de maio e outubro, com destaque para o período de junho a setembro. Esse é o período mais seco, ou seja, praticamente sem chuvas.

Chuvas, no geral, são raras na região, mas, mesmo quando acontecem, são rápidas e não prejudicam os passeios.


A média de temperatura durante todo ano é de 27ºC, com uma sensação térmica que pode chegar a muito mais. Como a região tem um clima seco, a tendência é que as temperaturas caiam durante a noite, chegando a 17ºC. 

Períodos de férias e feriados são mais movimentados. Por isso, se for do seu interesse evitar as multidões, tente agendar sua visita em períodos de baixa temporada. 

Características da Cachoeira da Formiga

Essa cachoeira tem uma queda de quase dois metros e uma pressão fortíssima da água, atraindo turistas que buscam por um hidromassagem natural. Ela é cercada de vegetação natural e possui um deck ideal para mergulhos e observação da natureza. 

A coloração da água – cristalina e de um turquesa inesquecível – é, sem dúvidas, um dos principais atrativos da Cachoeira da Formiga. De fora, você poderá observar a areia branca no fundo, assim como todos os peixes e troncos em seu interior. Não se esqueça de levar equipamentos para mergulho, como snorkels ou óculos. 

Como chegar à Cachoeira da Formiga? 

Se interessou por conhecer a Cachoeira da Formiga? Então, você vai gostar de saber que a Korubo, uma das principais empresas de turismo do Jalapão, tem a tração em seu itinerário. 

Nada melhor do que relaxar nas amenas águas da cachoeira depois de uma das trilhas de areia do Jalapão.

Com a Korubo, você ficará hospedado ao lado de um dos últimos rios de água doce no mundo. Além disso, para garantir mais conforto, nosso acampamento possui instalações com banheiros privativos, iluminação gerada por painéis fotovoltaicos e casas de banho. 

Também contamos com uma equipe especializada de guias e cozinheiros que preparam todas as refeições à moda do Jalapão. A Korubo tem uma série de passeios que incluem uma visita à cachoeira, que tal entrar em nosso site e verificar nossos pacotes?


Conheça a Korubo e fique por dentro dos principais atrativos do Parque Estadual do Jalapão. Confira nossos pacotes!

Voltar para o site Jalapão!