Visitar as dunas do Jalapão é uma experiência que todos deveriam ter ao menos uma vez na vida! As dunas são formadas por areias de quartzo e contam com uma coloração dourada, além de serem rodeadas por grandes chapadões (zonas cristalinas de rochas com pequenas ondas).

O parque conta com inúmeras atrações e proporciona uma experiência única de contato com a natureza. Continue a leitura para saber mais!

Dunas do Jalapão: onde ficam

As dunas do Jalapão estão localizadas no estado do Tocantins, mais precisamente no Parque Estadual do Jalapão. O coração do Jalapão fica no caminho para Mateiros, cidade que conta com aproximadamente três mil habitantes. A cidade de Mateiros fica a 37 km do Parque Estadual do Jalapão seguindo pela rodovia TO-255.

A localização das dunas do Jalapão pode ser um pouco dificultosa para chegar, mas certamente a experiência incrível vale a pena qualquer esforço. No parque são encontradas dunas de areia, vistas panorâmicas da natureza, belas paisagens para fotografar, um pôr do sol inesquecível e muito mais!

Além disso, o Jalapão oferece atrações como nenhum outro lugar, como a visita ao Fervedouro do Soninho, o qual é uma exclusividade da agência Korubo, e ao Fervedouro do Ceiça. Nesses fervedouros, você pode se banhar de forma segura e relaxante, como se estivesse flutuando.

Como chegar

Para chegar ao Parque Estadual do Jalapão, é possível ir por conta própria se você tiver um bom carro 4×4. Porém, isso não é o recomendado, já que as estradas são complicadas, possuem buracos e não há qualquer tipo de sinal telefônico por lá.

Uma boa ideia para deslocar-se até o Jalapão, é contar com uma agência especializada. Agências, como a Korubo, oferecem experiências completas a partir de pacotes de viagem para o Jalapão. Com esse tipo de agência, você consegue chegar ao Jalapão com tranquilidade e segurança, resguardando sua energia para aproveitar todas as atrações que o parque oferece.

Como visitar as dunas

Para visitar as dunas, você não precisa pagar nada, já que a entrada no parque é gratuita. É preciso caminhar por uma área demarcada, para a preservação ambiental do Jalapão.

Existem também algumas regras que precisam ser seguidas para que a visita seja proveitosa para todos e para manter o local preservado.

Algumas dessas regras são:

  • andar a pé pelas dunas;
  • não fumar ou consumir bebidas alcoólicas;
  • cuidar do próprio lixo;
  • não retirar plantas ou flores do local; entre outras.

Cumprindo todas as regras, é possível aproveitar o local para descansar, conhecer atrações incríveis e ainda tirar muitas fotos para tornar a experiência inesquecível.

Além disso, o parque funciona até às 17h30, podendo visitá-lo das 7h às 11h da manhã e depois das 14h às 17h30. Para manter a segurança dos visitantes enquanto estão se deslocando até a saída, pode-se sair do parque até às 18h30.

Conheça a proposta da Korubo

A Korubo proporciona uma experiência completa nas dunas do Jalapão por meio de seus pacotes Trilha e Praia (mais completo) e Essencial (um pouco mais reduzido). A agência conta com diferentes pacotes e oferece acomodações, alimentação, passeios e deslocamentos pelo Jalapão. Navegue pelo site para adquirir o seu pacote e saber mais sobre a experiência de glamping que a Korubo oferece!


Conheça a Korubo e fique por dentro dos principais atrativos do Parque Estadual do Jalapão. Confira nossos pacotes!

Voltar para o site Jalapão!