Está viciado nas tecnologias e quer viajar para um lugar onde possa se desconectar do celular? Saiba que as viagens nacionais estão em alta e podem conectar você à natureza, sendo aquela válvula de escape para dar um up na sua vida.

Fique de olho no roteiro que preparamos! Atenção, passageiro: você vai se deliciar com a história do Morro de São Paulo e Trancoso, as dunas de Jericoacoara e Pipa e as cachoeiras do Jalapão. Confira!

1. Morro de São Paulo (BA)

Começamos pelo Morro de São Paulo, cuja fundação data de 1535, mas o navegador português Martim Afonso de Souza chegou à ilha 4 anos antes. Habitada por índios Guerés e Aimorés, antes da colonização portuguesa, o lugar no meio do Atlântico guarda uma estreita relação com a história do País.

Atacado por holandeses e até visitado pela Família Imperial, esse local surpreende em infraestrutura: há desde resorts a pousadas, passando por restaurantes e cafés, que vão fazer você se sentir no paraíso.

2. Trancoso (BA)

Areias brancas e clima agradável, durante todo o ano. Distrito de Porto Seguro, Trancoso é o destino certo para se aproximar da natureza e se desligar da agitação do dia a dia. Entre as atrações turísticas que o local oferece estão as praias de Taipe, do Espelho e dos Coqueiros.

E se você quiser conhecer uma celebração tradicional, prepare-se para a Festa de São Sebastião, quando os moradores carregam um mastro com a bandeira do santo católico, no dia 20 de janeiro de cada ano.

3. Jericoacoara (CE)

Situada na ponta setentrional do Ceará, Jericoacoara deve estar na sua lista de viagens. Quer saber por quê? De forma geral, a Praia de Jeri, como é conhecida, já deveria convencer você disso, mas o relevo plano, a vegetação de duna, o clima tropical e as lagoas que cortam o município são um espetáculo à parte. Visite, também, a Pedra Furada, rocha com 5 metros de altura, e a Lagoa de Jijoca, formada pelos córregos Mourão e Paraguai.

4. Pipa (RN)

A Praia de Pipa, que integra o município de Tibau do Sul, é uma ótima pedida para quem vai à capital potiguar, já que a região fica distante apenas 85 km de Natal. Um dos principais balneários do Nordeste, a Praia de Pipa oferece muito além do mar. Outras duas praias conhecidas por lá são a da Ponta do Madeiro e a do Amor.

Ao longo da orla, há falésias, um chapadão incrível e o Santuário Ecológico de Pipa. Isso sem contar a vida noturna e as muitas lojas de artesanato no centro! É a junção perfeita entre o relaxamento das águas azuis e mornas durante o dia e a agitação dos bares e restaurantes à noite.

5. Jalapão (TO)

Passageiro, agora saímos do Nordeste em direção ao Norte! A vegetação praieira dá lugar ao clima de savana, em meio ao cerrado. Destino certo para quem gosta de turismo de aventura e ecoturismo, o Jalapão guarda riquezas, como as dunas, cartão-postal desse cenário paradisíaco, com até 40 metros de altura. Além disso, tem a Cachoeira da Formiga, com sua água esmeralda, e a Cachoeira da Velha, cuja queda d’água chega a 15 metros de altura.

A nossa viagem chegou ao fim! Mas agora que você está inspirado para cair na estrada e se desconectar do celular, que tal compartilhar esse texto com seus amigos nas redes sociais?