Campos de capim dourado que se espalham até o horizonte marcado por chapadões, dunas alaranjadas e fervedouros de água cristalina. Esses são os elementos que formam a paisagem, quase surreal, de uma região bem especial do Tocantins. Descubra porquê viajar para o Jalapão pode ser uma experiência inesquecível.

O destino tem atraído cada vez mais visitantes que buscam contato genuíno com a natureza e dias de descanso longe da correria dos grandes centros.

O Jalapão fica no centro-oeste no Tocantins, quase na região norte. Nesse post queremos te dar algumas informações importantes e te apresentar um pouco mais desse destino com paisagens tão únicas.

Principais atrações do Jalapão

O lema de quem viaja a essa região do Brasil é estar em contato com a natureza. As atividades turísticas do Jalapão envolvem caminhadas por cenários deslumbrantes, contemplação do nascer e pôr do sol e contato com a cultura local.

As cachoeiras e rios são atrações que encantam muitos turistas, entre as mais famosas estão a Cachoeiras da Velha e a Cachoeira do Formiga. Os famosos fervedouros, poços de água cristalina com grãos finos de areia em suspensão que impedem que você afunde agradam quem viaja em família. Essa é a melhor opção para banho.

Após visitar locais onde a natureza dá um show, não deixe de visitar algumas comunidades locais, você vai se encantar com as peças feitas com capim dourado que eles confeccionam.

Pratos típicos

A culinária típica do cerrado se apresenta de muitas formas no Jalapão. 

Não deixe de experimentar pratos como o arroz Maria Izabel e a  paçoca de pilão, utilizados pelas caravanas de tropeiros que guiam o gado através do Jalapão. Já na capital Palmas é possível encontrar uma variedade ainda maior de pratos típicos, como o famoso arroz com pequi e a peixada com coco-babaçu.

Melhor época para visitar

Uma dúvida de muitas pessoas que querem viajar para o Jalapão é em relação a melhor época. Não se preocupe, o Jalapão pode ser visitado durante o ano todo. A paisagem varia um pouco de acordo com a estação. Entre os meses de maio e setembro é a estação de seca, o tempo fica firme e as temperaturas sobem um pouco. Agora se deseja ver o capim dourado realmente brilhar vá em setembro.

De outubro a abril o Jalapão fica mais úmido, a temperatura durante cai um pouco, mas não faz frio. Nessa época podem ocorrer algumas chuvas, mas isso não deve inviabilizar o passeio.

O que levar na mala

Ao viajar para o Jalapão é importante não esquecer de colocar algumas coisas na mala. Repelente, boné,protetor solar e óculos de sol vão deixar as atividades ao ar livre mais confortáveis. Leve também lanterna.

O que falta agora é você escolher uma boa data, arrumar as malas e partir para ter uma viagem imperdível em contato com a natureza. Se ficou com vontade de viajar para o Jalapão, entre em contato conosco, ficaremos muito felizes em te ajudar a fazer uma viagem tão especial.


Conheça a Korubo e fique por dentro dos principais atrativos do Parque Estadual do Jalapão. Confira nossos pacotes!

Voltar para o site Jalapão!