Se você é um amante da natureza, o Jalapão oferece uma experiência única: belezas naturais em uma região ainda pouco explorada pelo turismo. Confira abaixo!

Jalapão e suas belezas naturais

O Jalapão, região de 34 mil km2 no Tocantins, é conhecido por suas belezas naturais e paisagens exuberantes. Com cachoeiras, fervedouros, dunas e outras maravilhas, o Jalapão é a aposta das pessoas que buscam descanso em meio à natureza.

Ainda pouco explorado, esse destino ecoturístico do Brasil fica a 200 km de Palmas, e o acesso é feito por meio de estrada de terra. Justamente pela região ainda ser relativamente desconhecida dos turistas brasileiros e estrangeiros, ela apresenta belezas naturais quase intocadas, o que é um excelente motivo para conhecer o Jalapão.

Veja abaixo as belezas naturais do Jalapão que você não pode deixar de visitar:

Cachoeiras

 Duas cachoeiras devem fazer parte da programação de qualquer turista que esteja na região:

  1. Cachoeira da Velha: ponto obrigatório para os amantes de cachoeira, a Cachoeira da Velha é a maior queda d’água do Jalapão. Ela é de fácil acesso e gratuita, sendo um bom ponto para turistas e também para aqueles que desejam praticar rafting.
  2. Cachoeira da Formiga: menor que as outras cachoeiras e com queda d’água bem menos intensa que a da Velha, a Cachoeira da Formiga é uma das mais bonitas do Jalapão com piscina cristalina e água azul-esverdeada.

Fervedouros

Fervedouros são nascentes de rios subterrâneos que, ao não terem como dar vazão à água, formam uma piscina natural com muita pressão vinda do lençol freático, fazendo com que seja possível flutuar na água sem esforço.

Os fervedouros mais famosos de Jalapão são:

  • Fervedouro da Glorinha;
  • Fervedouro do Ceiça;
  • Soninho;
  • Bela Vista;
  • Buritizinho;
  • Alecrim.

 

Dunas

As dunas do Jalapão são formadas por areias de quartzo de cor dourada e surgiram a partir da erosão das rochas arenosas da Serra do Espírito Santo, ocasionada pelo vento e variações de temperatura. Sua coloração dourada faz com que a visita ao pôr do sol seja ponto obrigatório de amantes da natureza.

As dunas estão localizadas no Parque Estadual do Jalapão. O local fecha às 18h, e o acesso é gratuito.

 

Outras maravilhas: Mirante da Serra do Espírito Santo, Pedra furada, pôr do sol

Além dos pontos turísticos acima, não podemos esquecer de outras maravilhas do Jalapão que você deve conhecer:

    • Mirante da Serra do Espírito Santo: com vista espetacular, o Mirante da Serra é um cenário que precisa ser visitado. Porém, a trilha exige certo condicionamento físico pois apenas um trecho da subida pode ser realizado de carro, o restante da trilha íngreme (cerca de 500 m) é feito a pé. Por isso, o melhor período para visitar o Mirante é no nascer ou no pôr do sol, quando o calor é mais ameno. Lá de cima, será possível observar rios, lagoas, dunas e praias naturais.
    • Pedra Furada: outro ponto turístico de tirar o fôlego no pôr do sol, a Pedra Furada é uma formação rochosa de arenito com buracos esculpidos que também permite uma vista privilegiada do Jalapão. O acesso pode ser feito de carro, com caminhada de apenas 5 minutos.
    • Pôr do sol: para os amantes de um lindo pôr do sol, ficou claro que o Jalapão é o lugar para isso. Seja nas cachoeiras, fervedouros, dunas, Mirante da Serra ou Pedra Furada, a região é um espetáculo no fim do dia.

 

Conheça as belezas naturais do Jalapão com a Korubo

A Korubo é uma empresa com mais de 20 anos atuando com pacotes de viagens para o Jalapão.

A empresa oferece experiência completa nas belezas naturais da região por meio de pacotes pré-formatados que incluem estadia, visitas a cachoeiras, fervedouros, dunas e muito mais. A Korubo ainda oferece acesso exclusivo ao fervedouro do Soninho, uma experiência única para clientes da agência!

Navegue pelo site da Korubo e conheça todos os pacotes!


Conheça a Korubo e fique por dentro dos principais atrativos do Parque Estadual do Jalapão. Confira nossos pacotes!

Voltar para o site Jalapão!