Uma longa viagem de carro requer alguns cuidados. Apesar do conforto de viajar com seu próprio veículo, é importante tomar precauções para evitar imprevistos e riscos durante as férias.

Existem pessoas que são simplesmente apaixonadas por esse tipo de viagem. Se for o seu caso, esse artigo é para você. Continue lendo abaixo e veja nossas 5 dicas de segurança e conforto para sua viagem de carro!

1. Prepare o veículo

Lembre-se de que o seu carro é uma máquina e, portanto, passível de falhas. É por isso que é importante fazer uma boa revisão antes de pegar uma estrada longa. Economizar nessa parte pode acabar saindo mais caro.

Certifique-se de que peças, pneus e níveis de fluidos estejam em dia. Também é importante manter o estepe em bom estado e levar um macaco, caso precise substituir algum pneu.

E não se esqueça também de abastecer, sempre em postos de bandeiras conhecidas para garantir a confiabilidade do combustível.

2. Cuide do carregamento do carro

Ao colocar a bagagem no carro, proteja bem itens que podem se quebrar e coloque objetos mais pesados sempre por baixo dos mais leves. Também evite levar objetos soltos no interior do veículo, pois eles podem colocar os passageiros em risco em caso de acidente.

Por falar nos passageiros, todos devem usar o cinto de segurança, inclusive no banco traseiro. Crianças devem ser transportadas em cadeirinhas específicas, de acordo com a idade.

3. Faça paradas

Passar horas dirigindo requer algumas pausas para repouso. Por mais que tenha dormido bem e esteja se sentindo relaxado, é importante parar para descansar.

Passar horas na mesma posição, fazendo os mesmos movimentos, pode fazer com que você perca a atenção ao trânsito. Quando parar, aproveite para ir ao banheiro, se alimentar e apreciar a vista do local.

Alongar-se também é uma boa ideia para evitar dores musculares que surgem na viagem de carro.

4. Planeje bem o caminho

Hoje em dia, acreditamos que ter um GPS e uma conexão com a internet é o suficiente para chegarmos a qualquer lugar, sem precisar da ajuda de ninguém. Entretanto, na prática nem sempre é assim.

É inegável que a tecnologia trouxe grandes facilidades de deslocamentos, mas, ao mesmo tempo, depender do GPS significa estar sujeito às oscilações do sinal da internet e às atualizações do aplicativo.

Muitas estradas mudam de sentido e pode ser que ainda não estejam atualizadas na ferramenta. Há também locais onde simplesmente não há conexão, por melhor que seja o seu pacote de dados.

Sempre que tiver dúvidas quanto a estar ou não no caminho certo, pare e pergunte. É muito melhor perguntar do que descobrir que errou o caminho quando já tiver ido longe demais.

Entretanto, procure sempre perguntar em postos e estabelecimentos, já que não vale a pena expor-se ao risco de falar com estranhos na estrada.

5. Esteja em alerta

Por falar em riscos, os assaltos e furtos acontecem por toda parte. Portanto, ande sempre atento. Sempre que fizer uma parada, tranque o veículo e evite deixar bolsas e objetos pessoais expostos. 

Não é só no aeroporto que você corre o risco de ter seus pertences roubados. Viagens de carro também pressupõem essa possibilidade. Sempre que passar por perímetros urbanos, feche os vidros, especialmente se já tiver escurecido.

Gostou das nossas dicas para segurança em uma longa viagem de carro? Siga-nos no Facebook e Instagram e tenha acesso a mais conteúdos como este!