Para quem quer fugir do carnaval, viajar e desbravar novos lugares é sempre uma excelente opção, e explorar Jalapão em Tocantins pode ser uma boa ideia. A cada ano, cresce os números de turistas que optam por conhecer os encantos do Jalapão em vez de se jogarem na folia dessa celebração.

Assim, preparamos este post para mostrar 4 motivos pelos quais deve-se cogitar o Jalapão como destino nessa época de agito. Confira!

1. Natureza

O que não falta no Jalapão é contato com a natureza. Todos os passeios são cercados por belezas naturais, e algumas delas só são encontradas na região, como os fervedouros. Além disso, as cachoeiras também não podem ficar de fora do seu roteiro.

A cachoeira da Velha, a maior do Jalapão, é famosa por sua grandiosidade, com 25 metros de queda, e perfeita para ser admirada, já que por motivos de segurança, o banho nessa área é proibido.

Já a cachoeira do Formiga, que fica no meio de plantas nativas, é perfeita para nadar e mergulhar, principalmente por ter uma temperatura bem gostosa.

2. Tranquilidade

Quer sossego e tranquilidade? Então, uma opção é experimentar mergulhar em um Fervodouro do Jalapão. Duas boas pedidas são o Fervedouro do Soninho e o Fervedouro do Ceiça. É extremamente fácil flutuar nessas águas, o difícil mesmo é tentar afundar! Os fervedouros são um enorme poço de água natural que se formam por uma nascente subterrânea.

A intensidade da pressão causada por essa nascente é tão alta que faz com que as pessoas flutuem sem grandes esforços. Assim, eles acabam sendo uma das maiores atrações do lugar, proporcionando um passeio incrível e divertido em meio à natureza. Com certeza, a experiência trará muitas risadas, momentos inesquecíveis e fotos para relembrar as aventuras.

3. Relaxamento

Se a sua intenção é fugir do carnaval, significa que está a procura de um lugar para relaxar. Uma excelente opção nesse caso é dar um pulo na Prainha do Rio Novo, que fica perto da Cachoeira da Velha. Ela também está situada ao redor que leva o mesmo nome, que é um dos maiores de água potável do mundo, e é perfeita para tomar banho de sol, nadar e descansar.

Apesar de ser considerada calma para o banho, há alguns pontos de correntezas fortes, principalmente em época de cheia. Sendo assim, tenha cuidado e prefira ficar mais próximo da borda da prainha e aproveite a temperatura da água.

4. Trilha

O corpo não nasceu para ficar parado. Dessa forma, para quem gosta de se exercitar, não há nada melhor do que colocar os esforços físicos na trilha da Serra do Espírito Santo. O caminho é íngreme e pode ser cansativo, mas há bancos espalhados ao longo do percurso.

O ideal é começar a trilha enquanto o sol ainda não está muito quente. Ao subir tudo, chega-se ao mirante, em que é possível observar uma chapada plana de 9 km. Andar pelo local é um verdadeiro encontro com a vasta diversidade de vegetação que a natureza oferece. Mesmo sendo um passeio que demanda condicionamento físico e disposição, com certeza, é uma trilha que vale a pena fazer.

O Jalapão tem muitas outras maravilhas para experienciar. Seja qual for o seu roteiro, lembre-se de levar tênis, roupas frescas e de banho, mochila, lanches, lanterna, repelente, protetor solar e um boné.

Confira: Fotos do Jalapão

Gostou das nossas dicas de como fugir do carnaval e aproveitar o tempo conhecendo um lugar repleto de atrações naturais incríveis? Não fique de fora, entre em contato conosco para ajudarmos a preparar a sua viagem ao Jalapão!


Conheça a Korubo e fique por dentro dos principais atrativos do Parque Estadual do Jalapão. Confira nossos pacotes!

Voltar para o site Jalapão!