Que o Jalapão reserva inúmeras curiosidades e atrações você já sabia. Porém, hoje vamos falar de uma atração não tão comentada, mas muito espetacular: o Morro da Cruz! O local carrega histórias, significados, simbolismos e é conhecido como um lugar de despedidas.

Ficou curioso para saber mais sobre o Morro da Cruz? Então continue a leitura e fique por dentro!

Jalapão

O Jalapão é uma unidade de conservação brasileira localizada na região leste do Tocantins, a 350 km da capital Palmas. Todos os anos, milhares de pessoas vão até lá para conhecer as belezas naturais que o local reserva.

Nos mais de 158 mil hectares ou 34 mil km², estão distribuídos fervedouros, dunas, cachoeiras, prainhas e rios, cânions e mirantes, além de uma fauna e flora exuberantes que fazem a alegria de todos que passam por lá.

Todas essas atrações estão disponíveis durante o ano todo, mas os melhores momentos para visitação são de maio a outubro e, em especial, de junho a setembro. Então, se você está pensando em ir ao Jalapão, tente programar a sua viagem para essa época.

Morro da Cruz

O Morro da Cruz Uma das principais atrações do Jalapão é o Morro da Cruz. Esse morro é, na verdade, uma montanha de 170 m de altura. Por meio dela, os exploradores e turistas do parque se orientam e organizam suas expedições.

Como visitar

Para chegar ao Morro da Cruz, é preciso ir até a cidade de Ponte Alta do Tocantins e percorrer cerca de 25 km. Para quem está em Palmas, o trajeto é de aproximadamente 150 km. Quem quiser ir até lá pode fazer uma parada estratégica quando estiver indo à Pedra Furada, outra bela atração do Jalapão. 

Curiosidades

O Morro da Cruz leva esse nome por conta de sua história. A base da montanha era composta, inicialmente, por um cemitério chamado de Morro das Cruzes. As pessoas que faleciam nos povoados próximos ao local eram levadas a esse cemitério e enterradas sem caixão.

Na época, não existiam caixões na região, de modo que as pessoas eram colocadas em redes feitas com couro de boi. Depois, elas eram levadas por cavaleiros de cidades próximas ao local. Ainda hoje, alguns moradores vão até lá para fazer orações pelos falecidos.

Outra curiosidade sobre o Morro da Cruz, que também é conhecido como Morro do Chapéu, é que ele é a maior montanha de todo o Jalapão. Tamanha magnitude pode ser vista quando os visitantes chegam próximos a ele ou quando obtêm uma visão privilegiada do local na Pedra Furada.

Viaje com a Korubo e conheça o Morro da Cruz

A Korubo leva você até o melhor que o Jalapão tem a oferecer, como o Morro da Cruz. Com o Safari Camp da Korubo, você tem contato 24h com a natureza, além de conforto e segurança que só a empresa pioneira em ecoturismo na região pode proporcionar. 

Navegue pelo site da Korubo e conheça os pacotes disponíveis, a partir de R$ 2.980,00 com transfer, alimentação, atividades e hospedagem!


Conheça a Korubo e fique por dentro dos principais atrativos do Parque Estadual do Jalapão. Confira nossos pacotes!

Voltar para o site Jalapão!