O Jalapão é um dos destinos de ecoturismo mais ricos em atrações que o Brasil tem a oferecer. Desde as belas cachoeiras até os fervedouros e as incríveis dunas, aqueles que visitam o local com certeza ficarão com um gostinho de “quero mais” ao fim da viagem.

Para te ajudar a montar o roteiro perfeito e conhecer o Jalapão em 6 dias, nós preparamos este artigo. Esperamos que as dicas contidas aqui sejam úteis no planejamento da sua viagem. Vamos lá? 

Quando ir para o Jalapão?

O Jalapão é uma terra abençoada, onde o sol brilha forte durante todo o ano. Por isso, turistas que desejam conhecer suas belezas naturais podem se planejar para visitar o destino em qualquer época do ano. 

Existem, no entanto, diferenças entre a estação seca (que vai de maio a setembro) e a estação chuvosa (que vai de outubro a abril). No geral, as temperaturas se mantêm altas, variando entre 30°C e 34°C durante o dia e ficando entre 15°C e 20°C durante a noite.

Jalapão em 6 dias: conheça o roteiro exclusivo da Korubo

Como falamos anteriormente, o Jalapão é um local muito rico em atrações para amantes do ecoturismo. A Korubo apresenta as belezas desse local para turistas de todo o mundo há 30 anos e, por isso, sabe como ninguém quais são os melhores pontos a serem visitados no Jalapão. 

Veja, agora, o roteiro da Korubo para conhecer o Jalapão em 6 dias.

Dia 1: chegada a Palmas

Ao chegar à capital do Tocantins, você será recepcionado pela equipe da Korubo já no aeroporto e, depois, levado para as suas acomodações na cidade. Em Palmas, você poderá conhecer a Praça dos Girassóis, a Praia da Graciosa e, é claro, outras atrações do centro histórico da cidade.

Dia 2: chegada ao Jalapão

Antes de chegarmos ao destino final, fazemos uma parada no distrito de Taquaruçu, lá turistas poderão visitar a cachoeira Escorrega Macaco e a cachoeira Roncadeira, onde é possível fazer um rapel de 70 metros de altura.

O almoço é na cidade de Ponte Alta, depois de nos alimentarmos, damos adeus às estradas asfaltadas e adentramos nas estradas de terra. Temos paradas no Cânion da Sussuapara e na Serra da Muriçoca, onde cruzaremos as nascentes do Rio Vermelho.

É no dia 2 que chegamos ao Safári Camp da Korubo, onde você será recebido com um jantar de boas-vindas. 

Dia 3: canoagem no Rio Novo

No terceiro dia, faremos a canoagem pelo Rio Novo, um dos últimos rios de água potável do mundo. Também conheceremos as famosas dunas do Jalapão e visitaremos a Comunidade do Rio Novo.

Dia 4: relaxamento nos fervedouros 

O quarto dia é o momento para conhecer os famosos fervedouros do Jalapão, onde é impossível afundar. O Fervedouro do Soninho é uma atração exclusiva para turistas da Korubo.

Também visitaremos o Fervedouro do Ceiça, o Rio Sono e a Cachoeira da Formiga, tendo como cenário o Vale do Rio Preto e as serras do Meio e do Espírito Santo.

Dia 5: cachoeiras e mais cachoeiras

O quinto dia é marcado pelas belas cachoeiras do Jalapão. Visitaremos a Cachoeira da Velha, a maior da região. Ali, é possível banhar-se na prainha formada pela queda d’água, um lugar muito agradável.

Após o lanche da tarde, é hora de retornar para Palmas, onde acontecerá o pernoite. 

Dia 6: conhecendo Palmas

Se você não teve tempo de conhecer a cidade de Palmas com calma durante a chegada, esse é o momento de visitar todas as suas atrações. A Korubo levará você também até o aeroporto. 

Viu? É possível conhecer todas as belezas do Jalapão em 6 dias. Se você gostou de conhecer esse pacote da Korubo, saiba que temos opções com ainda mais atrações, além de extensões para prolongar o passeio. Visite nosso site para conhecer mais sobre nossos pacotes.


Conheça a Korubo e fique por dentro dos principais atrativos do Parque Estadual do Jalapão. Confira nossos pacotes!

Voltar para o site Jalapão!