O ecoturismo é uma ótima pedida para as férias e feriados prolongados. Você pode aproveitar para conhecer locais onde a natureza é predominante e as paisagens são espetaculares, como o Parque Estadual do Jalapão.

Confira, neste post, tudo o que você precisa saber sobre ecoturismo e quais as principais vantagens de fazer um passeio desse tipo!

O que é ecoturismo?

O ecoturismo, também chamado de turismo ambiental, é aquele que visa levar os turistas aos locais onde a natureza é rica em paisagens, fauna, flora e biodiversidade marinha. A grande sacada é que o intuito desse tipo de passeio é incentivar a visitação consciente de ambientes naturais.

Dessa forma, enquanto o turista conhece as belezas de um local, é motivado a cuidar da natureza e a preservar o meio ambiente, para que possa continuar aproveitando e visitando locais como aquele.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur):

“Ecoturismo é um segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações”.

Benefícios do ecoturismo 

Agora que você já entendeu o que é o ecoturismo e o que objetiva, saiba algumas vantagens de praticar o turismo ambiental.

Fuga do estresse

O estresse dos centros urbanos é rapidamente esquecido em uma viagem com foco no ecoturismo. Os ambientes são mais tranquilos, silenciosos, o telefone não toca toda hora, os prazos não precisam ser cumpridos a todo o momento e não há trânsito.

Melhora a saúde física

Segundo a Universidade de Harvard e o Brigham and Women’s Hospital, as pessoas que vivem em áreas com maior vegetação tendem a ter uma expectativa de vida 12% maior do que as outras. Aproveitar as férias e os feriados para fugir da agitação da “cidade grande” pode fazer você viver mais!

Melhora a memória

Pesquisas realizadas na Universidade de Michigan indicam que as pessoas que se exercitam, fazendo caminhadas pela natureza, têm um ganho de 20% na memória. Quem diria que sair um pouco da leitura de livros e caminhar pela natureza poderia deixar ainda mais inteligente!

Ajuda a controlar a pressão arterial

Pessoas que vivem próximas da natureza, em ambientes onde a vegetação é aparente, tendem a ter a pressão arterial mais baixa. Então, se você sofre de estresse, vale a pena separar pelo menos alguns dias no ano para fazer ecoturismo.

Aumento de vitamina D

O turismo ecológico tem tudo a ver com ambientes ao ar livre e, por consequência, com o sol! Tomar sol pelo menos alguns minutos durante o passeio fará com que o organismo absorva melhor a vitamina D, que ajuda na manutenção hormonal e nutricional do corpo.

A proposta da Korubo para o ecoturismo

A Korubo está há 20 anos promovendo o ecoturismo em viagens ao Jalapão. Aqui, você pode conhecer a região e se conectar com a natureza, vivendo uma experiência inesquecível. Continue no site para conhecer nossos planos.


Conheça a Korubo e fique por dentro dos principais atrativos do Parque Estadual do Jalapão. Confira nossos pacotes!

Voltar para o site Jalapão!