Ter uma rotina agitada nos grandes centros urbanos é a norma para a maioria das pessoas. Por isso, destinos de ecoturismo acabaram se tornando os preferidos dos turistas nos últimos anos, oferecendo um merecido descanso em meio ao frenético ritmo que a vida da maioria das pessoas leva. 

Apesar do que a maioria pensa, praticar ecoturismo vai muito além de estar em meio à natureza. O ecoturismo é pautado pela conscientização sobre a importância da preservação ambiental e o respeito ao meio ambiente.

Nos tópicos a seguir, elencamos algumas dicas importantes para viajantes dessa modalidade. Então, se você planeja praticar ecoturismo, precisa ler este artigo!

Como planejar uma viagem com base no ecoturismo?

Viajantes que optam pelo ecoturismo precisam ter em mente que, por vezes, os locais a serem visitados possuem dificuldades de acesso ou locomoção. Por isso, vale a pena pesquisar se o destino pode ser visitado por conta própria, ou se optar pelo auxílio de uma agência de viagens pode garantir a melhor experiência.

O Brasil é cheio de destinos turísticos que exploram as belezas naturais – então, pesquise bastante antes da viagem. Analise se as empresas que exploram o destino o fazem de maneira sustentável e quais são os impactos de suas ações na comunidade local.

5 dicas para fazer ecoturismo

Entenda, a seguir, algumas das melhores práticas para garantir que sua viagem seja proveitosa. 

Pesquise o destino

Como explicitado nos tópicos anteriores, é importante que você pesquise sobre o destino que deseja visitar. Essa é uma prática inteligente não apenas para garantir que o destino ofereça atrações e atividades que te agradam, mas também para aprofundar o seu entendimento sobre a região e tornar a sua viagem ainda mais interessante. 

Pesquise as opções de hospedagem

Também é importante verificar todas as opções de hospedagem no destino. Opte por empresas que operem no local com sustentabilidade, ajudando a comunidade local, imergindo os turistas na natureza e minimizando seus impactos na fauna e flora ao redor. 

Muitos adeptos do ecoturismo que desejam o contato com a natureza, sem abrir mão de certos confortos, optam pelo glamping, uma modalidade de camping que tem crescido muito no Brasil. 

Pesquise o que levar na bagagem

Protetor solar, repelentes, roupas de banho, óculos escuros e tênis adequados para trilhas são alguns dos itens mais importantes, mas eles podem variar. Por isso, na hora de fazer as malas, pesquise bastante sobre os itens essenciais para turistas que visitam o destino. 

Respeite os animais

Ao visitar destinos turísticos na natureza, é importante lembrar que você é um visitante no habitat de centenas de animais. 

Um dos pilares do ecoturismo é o respeito à natureza. Sendo assim, mantenha uma distância adequada deles e evite comportamentos que possam perturbá-los. Sob nenhuma circunstância toque os animais ou os alimente. 

Não deixe o lixo no local

Assim como é importante respeitar os animais, também é importante respeitar o ambiente à sua volta. Não deixe embalagens, papéis ou qualquer tipo de lixo nos espaços que você visita.

Esses itens podem parecer pequenos, mas são responsáveis por desequilibrar a fauna e a flora local. Preocupe-se sempre em minimizar o impacto de sua visita, deixando o local limpo e livre de lixos. 

Ecoturismo no Jalapão

O Jalapão é uma reserva natural protegida pelo Estado do Tocantins, sendo um dos mais exclusivos destinos de ecoturismo do Brasil. O acesso às atrações é dificultado pelas estradas de terra e longas distâncias, mas isso contribui para que este seja, ainda, um local de natureza quase intocada.

Há trinta anos a Korubo toma para si a responsabilidade de mostrar as belezas do Jalapão para turistas de todo o mundo, realizando suas atividades de forma a respeitar não apenas a natureza, mas também os costumes locais. Visite nosso site e entenda mais sobre a proposta da Korubo!


Conheça a Korubo e fique por dentro dos principais atrativos do Parque Estadual do Jalapão. Confira nossos pacotes!

Voltar para o site Jalapão!