O Brasil é um dos mais ricos países em biodiversidade. Essa particularidade atrai turistas de todo o país – e até mesmo de fora dele – para observar as belezas naturais em nosso território.

Dentre os destinos de ecoturismo, o Tocantins tem se destacado grandemente nos últimos anos. Com suas reservas ambientais e atrações como fervedouros, dunas e cachoeiras, o mais novo dos estados brasileiros já se tornou um dos pontos turísticos mais populares do Brasil.

Se você planeja fazer uma viagem para Tocantins, precisa ler as dicas que compartilharemos neste artigo. Aproveite! 

História do Tocantins

O território que pertence hoje ao Tocantins costumava fazer parte do estado de Goiás. Em 1988, com a promulgação da Constituição, o novo estado foi criado, tornando-se a mais nova unidade federativa do Brasil.

No início, em regime provisório, a cidade de Miracema foi escolhida como capital. Foi então que, ainda em 1989, a cidade de Palmas começou a ser planejada e construída, sendo entregue em 1990. Após sua finalização, a sede do governo foi transferida para lá, capital do estado até hoje.

O que fazer em uma viagem para Tocantins? 

A seguir, mostraremos alguns dos principais pontos turísticos do Tocantins, assim, você poderá planejar seu itinerário com antecedência e não deixar nada de fora. Vamos lá? 

Praia da Graciosa 

Essa é uma praia de água doce famosa na cidade de Palmas. Nela, você poderá assistir a um belo pôr-do-sol e aproveitar os bares flutuantes. A orla da praia também oferece bicicletas gratuitas para passeios.

Ilha do Canela

Com embarcações saindo da Praia da Graciosa, a ilha artificial é um ponto que você não pode deixar de visitar durante sua estadia no Tocantins. 

Ponte Fernando Henrique Cardoso

Essa é uma das maiores pontes do Brasil, ligando a capital ao município de Porto Nacional. Você poderá mergulhar no Rio Tocantins e aproveitar os restaurantes em suas margens enquanto admira o cartão-postal da cidade.

Feira do 304 Sul

Essa feira acontece todas as terças e sextas e reúne o trabalho de alguns dos mais talentosos artesãos do Tocantins. Além de garantir as lembrancinhas, você poderá provar alguns dos pratos típicos da região, como o suco de cajá e o pastel de pequi.

Visitar os prédios históricos

Tocantins também é um local de muita história. Entre os prédios e monumentos que precisamos destacar em Palmas estão a Praça dos Girassóis e o Palácio do Araguaia Memorial. Você também não pode deixar de visitar a Colunas Prestes, o Monumento de Súplica aos Pioneiros e o Monumento aos 18 do Forte.

viagem para Tocantin

Conheça o Jalapão

O Jalapão atrai cada vez mais turistas, e não é à toa. Se você deseja entrar em contato com a natureza de maneira profunda e aproveitar todas as belezas naturais durante sua viagem para Tocantins, esse é o destino para você. 

Seus fervedouros, cachoeiras e paisagens deslumbrantes certamente farão da sua viagem um momento inesquecível. Com a Korubo, você poderá experimentar a natureza de perto, hospedado ao lado de um dos últimos rios de água potável do mundo.

Nossas instalações têm banheiros privativos, iluminação gerada pela energia solar e água aquecida. Você não precisa abrir mão do conforto para experimentar a natureza. 

Descubra as belezas do Jalapão conosco! Entre em nosso site e conheça nossos pacotes.


Conheça a Korubo e fique por dentro dos principais atrativos do Parque Estadual do Jalapão. Confira nossos pacotes!

Voltar para o site Jalapão!