Está pensando em conhecer as principais atrações no Jalapão? Então você precisa conferir nosso post especial sobre o assunto! Vamos ajudá-lo a conhecer mais um pouco sobre o destino para aproveitar ao máximo seu roteiro de viagem!

O parque Nacional do Jalapão está localizado no leste de Tocantins, fazendo divisa com Bahia, Piauí e Maranhão. É parte do serrado brasileiro, com paisagem bastante peculiar, de solo arenoso e um dos maiores locais com vegetação nativa ainda remanescente em nosso país.

Para chegar ao local, você precisará do apoio de guias experientes, além de carros adequados para percorrer com segurança os terrenos da região de difícil acesso. Então, leia nosso post e comece já a planejar sua viagem ao Jalapão!

1. Fervedouro do Soninho

O caminho para chegar ao fervedouro do soninho é bastante tranquilo, marcado pelo solo arenoso e uma trilha rodeada por buritis, árvore que só cresce próxima de água. Ao chegar, você vai ver a água cristalina e ao fundo muita areia.

É possível visualizar essa areia se mexendo e formando o famoso efeito de ressurgência, que faz com que as pessoas não afundem na água, podendo flutuar com tranquilidade. Cabe ressaltar que não tem nada de parecido com o mar morto. A pressão da água é o que não deixa ninguém afundar, mais uma peculiaridade do Jalapão.

2. Dunas do Jalapão

Um verdadeiro mar de areia emoldurado pela Serra do Espírito Santo, local perfeito para curtir o pôr do Sol e fechar o dia com chave de ouro! O mais encantador é o dourado da areia que conforme a posição do Sol muda de tom, provocando um efeito único de cores e curvas de areia.

3. Serra do Espírito Santo

Do alto da Serra é possível ter uma vista panorâmica de toda a região. Para chegar até lá, conte com transporte adequado por cerca de 24 km de estrada de terra e depois faça a trilha de subida íngreme apenas no início, depois o terreno é plano e firme. Quando chegar ao mirante, a vista será recompensadora!

4. Cachoeira da Velha

Essa é a maior queda d’água do Jalapão. Nela você pode se refrescar, admirando toda sua beleza e curtindo a força da água. Você também pode fazer um rafting e conhecer o outro lado da cachoeira, que não é visto da plataforma de madeira. Perfeito para os viajantes aventureiros!

5. Cânion do Sussuapara e a Cascata dos Desejos

Sendo uma das principais atrações no Jalapão, o Cânion do Sussuapara foi formado pela força das águas fluviais que carregaram muita areia, aterrando o fundo do poço onde hoje é possível caminhar sem se molhar. É possível ver grandes paredões de rochas por onde passava o rio.

Em alguns pontos do Cânion ainda existe água caindo, formando vegetação por entre as rochas e também a famosa Cascata dos Desejos onde você pode se refrescar e fazer seus desejos, que, aliás, dizem ser atendidos! Não custa nada tentar!

Agora que você já sabe quais são as melhores atrações no Jalapão, assine a nossa newsletter e fique por dentro dos melhores conteúdos para sua viagem!


Conheça a Korubo e fique por dentro dos principais atrativos do Parque Estadual do Jalapão. Confira nossos pacotes!

Voltar para o site Jalapão!