Está chegando a hora da sua viagem e você está seguindo direitinho o check list, para garantir que tudo dê certo e saia como o planejado. Então, não é hora de errar no básico. Muita gente tropeça na hora de separar os documentos para viajar e tem que passar por correria para ir buscar em casa ou, até mesmo, perde o voo.

Com o objetivo de garantir que isso não aconteça com você, vamos recapitular o que é preciso levar nas viagens, começando do mais complexo (as viagens internacionais) para o mais simples (os trechos domésticos). Confira!

Documentos para viagens internacionais

Quando se trata de viagens para o exterior, temos duas possibilidades: países do Mercosul (ou outras nações da América do Sul que têm acordo de viagem com o Brasil) e todos os outros países. Isto é, aqueles com os quais não firmamos acordos de viagem. Vamos iniciar por esses últimos.

O primeiro item da lista, claro, é o passaporte. No dia da viagem, devem faltar pelo menos 6 meses para alcançar a data de expiração do seu. Se estiver faltando menos, considere fazer um novo, pois a possibilidade de problemas é grande. Países mais exigentes na imigração podem pedir prazos maiores.

Verifique se o país para o qual você está indo pede visto de viagem. Se for o caso, você precisa solicitar previamente no consulado ou embaixada do país em questão. Os vistos trazem informações sobre a duração e a finalidade da viagem e são carimbados ou anexados ao passaporte.

Lista para o Mercosul

Para ir a países-membros do Mercosul (Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela) ou que têm acordo de viagem com o Brasil (Equador, Colômbia, Peru, Chile e Bolívia), você precisa apenas apresentar sua carteira de identidade (RG) em bom estado e que tenha sido emitida há menos de 10 anos.

Os passaportes, claro, também são aceitos, caso você queira usar o seu. O importante é entender que eles não são indispensáveis. Se o seu estiver vencido ou faltando menos de 6 meses para expirar, é melhor apostar na identidade mesmo.

Viagens dentro do Brasil

Quando a viagem é dentro do território nacional, dá para ficar bem mais tranquilo. São aceitos vários documentos de identificação, inclusive a cópia autenticada, desde que sejam oficiais e tenham foto. Entre eles, Carteira de Identidade (RG), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), carteira funcional de conselhos profissionais e, claro, passaporte.

A única situação que exige uma preocupação maior é quando se vai viajar com crianças com menos de 12 anos. Nesse caso, se ela estiver desacompanhada dos pais, é necessária uma autorização judicial para que possa embarcar. Essa necessidade também se estende às viagens internacionais, sendo que, nesse caso, a autorização já consta nos modelos novos de passaporte.

Outra condição especial é a das mulheres com gravidez de 32 semanas ou mais, que, além dos documentos normais, precisam apresentar atestado médico e o cartão de acompanhamento pré-natal para poder embarcar em um avião. Se a gestação já alcançou 38 semanas, o embarque só será permitido em caso de extrema necessidade e com o acompanhamento de um obstetra.

E você, já passou algum problema na hora de apresentar os documentos para viajar? Tem alguma dúvida e quer compartilhar com a gente? Então, deixe sua mensagem que a gente responde!


Conheça a Korubo e fique por dentro dos principais atrativos do Parque Estadual do Jalapão. Confira nossos pacotes!

Voltar para o site Jalapão!