Você está de férias e nenhum familiar ou amigo está disponível para te acompanhar em uma viagem. O que fazer? Passar o mês todo trancado dentro de casa enquanto a vida acontece lá fora ou buscar algumas dicas para viajar sozinho e aproveitar para curtir a sua própria companhia?

Se você for esperto, certamente, escolherá a segunda opção. Ao fazer viagens sozinho, você terá um momento só seu, no qual estará consigo mesmo e reafirmará a sua independência. Você vai ver como sua visão do mundo vai mudar!

Mesmo que ainda se sinta um pouco inseguro, não deixe de ler as 5 dicas abaixo e encha-se de coragem e entusiasmo para viver essa experiência única! Vamos lá?

1. Seja moderado na hora de fazer as malas

Viajar sozinho significa que tudo o que levar ou comprar no local, você mesmo terá que carregar. Já imaginou sair de casa com uma mala gigantesca, com roupas para as quatro estações do ano, e ter de arrastá-la por cada deslocamento?

E, além disso, ainda tem as compras! Ou você vai perder a oportunidade de adquirir bons produtos locais por não ter onde levá-los? Portanto, pesquise as condições climáticas do destino e leve somente o necessário!

2. Hospede-se bem

Para quem viaja sozinho, é necessário analisar bem as opções de lugar para a estadia. Lembre-se de que a hospedagem também traz a incrível chance de conhecer pessoas dos mais variados locais e de aprender um pouco mais sobre outras culturas.

Porém, tome muito cuidado na hora de fazer a reserva. Certifique-se de que realmente o lugar existe e é seguro. Além disso, quem viaja sozinho pode ter que arcar com quase o dobro do que se cobra de quem está acompanhado. Entretanto, existem viagens que podem ser feitas sem esse adicional.

Por isso, nessas horas, contar com uma agência é uma boa pedida! Busque por aquelas reservas nas quais é possível compartilhar a estadia com mais uma pessoa do mesmo sexo. Caso opte por essa modalidade, você ainda tem a oportunidade de fazer novos amigos. 

3. Informe-se com antecedência sobre o destino

Uma vez escolhido o destino, é necessário pesquisar não só o clima do local, mas também a segurança e as opções de passeios.

Viajar sozinho é seguro, mas exige uma certa cautela, afinal, se algo não sair como o planejado, você só poderá contar consigo mesmo para reverter a história.

4. Cuide bem dos seus documentos e dispositivos

O seu celular já ficou descarregado em algum momento em que você precisava muito dele? Provavelmente sim. Agora imagine se isso acontece quando você está viajando sozinho e não tem nenhuma tomada por perto? Por isso, leve anotações de telefones importantes também no papel.

Além disso, carregue seus documentos e cartão bancário sempre junto a você, em uma doleira. Por mais seguro que seja o local da hospedagem, é melhor prevenir, certo?

5. Conecte-se com a natureza

Nada melhor para relaxar do estresse do dia a dia do que viajar sozinho e conectar-se com a natureza. Caso você tenha escolhido conhecer o Jalapão, por exemplo, opções para isso não vão faltar. Aproveite para descobrir as riquezas da fauna e da flora locais por meio de uma estrutura sustentável e comprometida com a preservação do meio ambiente.

Você conhece outras dicas para viajar sozinho e que são bastante úteis? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe conosco sua experiência! Vamos adorar saber!


Conheça a Korubo e fique por dentro dos principais atrativos do Parque Estadual do Jalapão. Confira nossos pacotes!

Voltar para o site Jalapão!