A busca pela aventura perfeita: montanhas, matas, praias e cachoeiras. Fazer trilhas pode ser uma das experiências mais renovadoras na vida de uma pessoa. O contato direto com a natureza, além de purificar a alma e encher os olhos com as mais belas paisagens, muitas vezes leva o ser humano a um estado de plenitude incomparável.

Dos caminhos simples aos trajetos mais radicais, esse tipo de atividade pode surpreender viajantes e aventureiros com vistas incríveis e momentos inesquecíveis. Mas você, adepto ou não dessa prática, conhece as melhores trilhas do Brasil? Separamos um top 5 com as mais belas e eletrizantes experiências espalhadas pelos quatro cantos do país. Confira e escolha a sua preferida!

1. Trekking do Vale do Pati (Chapada Diamantina)

Localizado no estado da Bahia, o trekking do Vale do Pati percorre parte do exuberante Parque Nacional da Chapada Diamantina, e é considerado a trilha mais bonita da América do Sul. Seu percurso é composto por belos vales e montanhas de vegetação da Mata Atlântica, e conta, ainda, com cachoeiras e piscinas naturais de tirar o fôlego.

Podendo ser feito de quatro a oito dias, o trajeto mais difícil oferece aos aventureiros a incrível vista do Mirante do Pati e um mergulho surreal no Poço Azul e Cachoeira do Lajeado. Enquanto isso, nas rotas mais curtas (de quatro a seis dias), os viajantes podem conhecer as Águas Claras, o Cachoeirão e a Cachoeira do Funil. 

2. Travessia Petrópolis-Teresópolis (Petrópolis) 

Muito popular entre os praticantes de trilhas, a travessia tem extensão de 30 quilômetros e liga as cidades de Petrópolis e Teresópolis, ambas no estado do Rio de Janeiro. O percurso atravessa o Parque Nacional da Serra dos Órgãos e pode ser feito em até três dias de caminhada. Ao longo da rota, é possível se deparar com atrações naturais como as Pedras do Sino e do Queijo, as águas da Cachoeira Véu da Noiva e os Castelos do Açu. 

3. Pico das Agulhas Negras e Prateleiras (Parque Nacional do Itatiaia) 

Conhecido por ser o primeiro parque nacional do Brasil, o extenso Parque do Itatiaia, que passa pelos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e a divisa com São Paulo, é onde estão localizados os fascinantes Picos das Agulhas Negras e Prateleiras, próximos um do outro e considerados dois dos melhores lugares do país para a prática de esportes radicais, como escaladas e trekking.

Com 2.710 metros, o primeiro deles é nada mais do que o ponto mais alto do território fluminense e o quinto maior de todo o país. O seu percurso possui grau elevado de dificuldade, com trechos que exigem o uso de cordas. Alguns dos pontos que mais chamam atenção durante a caminhada são as vistas para o Morro do Couto, Pico do Papagaio e a Serra Fina.

Já o Pico das Prateleiras costuma ser mais fácil, com um trajeto bem demarcado ao longo de 10 quilômetros. No seu cume, a 2.540 metros de altitude, é possível ter um quadro panorâmico com vista para todo o Vale do Paraíba e demais montanhas que compõem o Parque do Itatiaia.

4. Travessia Marins-Itaguaré (Serra da Mantiqueira)

Ligando os Picos Itaguaré e dos Marins (duas das maiores montanhas da região da Serra da Mantiqueira, com 2.420 e 2.300 metros de altura, respectivamente), a travessia Marins-Itaguaré faz fronteira com os estados de Minas Gerais e São Paulo. Sua incrível paisagem descortina um amplo cenário panorâmico, composto por morros e montanhas aos lados, e todo o Vale do Paraíba ao fundo.

A trilha possui emocionantes 15 quilômetros de extensão, com uma rota de dificuldade de moderada a difícil. Isso porque a variação de altitude e o solo de característica rochosa fazem com que, em alguns trechos, o percurso seja mais lento. Trata-se de uma excelente opção para aventureiros mais experientes e que almejam praticar trekkings mais desafiadores. 

5. Trilha da Serra do Espírito Santo (Jalapão)

Totalizando 8 quilômetros de percurso (ida e volta), o passeio na Trilha da Serra do Espírito Santo oferece uma vista panorâmica incrível do Parque Estadual do Jalapão. O trajeto para chegar ao mirante se inicia com uma subida íngreme de 800 metros, mas o restante é feito em terreno plano e firme.

Recomendada somente para pessoas que estejam com a saúde em dia e pratiquem atividades físicas regularmente, a trilha tem nível médio de dificuldade e é composta por blocos de rochas arenosas que erodiram ao longo de 150 milhões de anos e deram origem às dunas do Jalapão. Ao longo do caminho, é possível ter uma noção de como se formam as montanhas de areia a partir das forças hídricas e eólicas do local. 

Venha conhecer o Jalapão

Um dos destinos mais famosos do Brasil, o Jalapão é uma área conservada localizada no estado do Tocantins, reconhecida por suas atrações turísticas que integram o lazer à reabilitação física e mental. Há 20 anos no mercado de turismo, a Korubo é uma das principais agências do país que oferecem uma experiência completa ao viajante nesse paraíso natural, visando desconectar as pessoas da rotina e colocá-las em contato com a natureza de forma diferenciada.

Pioneira na promoção do ecoturismo na região, a empresa dispõe de equipes próprias de resgate, atendimento integral durante as atividades e protocolos de segurança que visam garantir a integridade e o conforto dos seus clientes ao longo de toda a sua estadia.


Conheça a Korubo e fique por dentro dos principais atrativos do Parque Estadual do Jalapão. Confira nossos pacotes!

Voltar para o site Jalapão!