Planejar uma viagem é aquele tipo de trabalho gostoso. São muitos aspectos para se levar em conta, mas sabemos que é por uma boa causa, não é mesmo?! No entanto, mesmo sendo prazeroso, uma das principais dúvidas que aparece nessa hora é como calcular os custos de uma viagem.

Saber quanto ela vai custar torna a experiência mais satisfatória e evita aquele pesadelo financeiro no meio ou no final, quando as contas aparecem. Porém, compreendemos que esse cálculo não é algo tão simples. Transporte, hospedagem, alimentação, passeios, imprevistos… Tudo isso deve ser considerado na hora de calcular o custo final – e real – de uma viagem.

Por isso, é sobre ele que vamos falar neste post, detalhando cada um dos aspectos a serem avaliados para você não passar aperto e evitar surpresas desagradáveis. Confira!

1. Cálculo de hospedagem e transporte

Hostel, hotel, pousada e por aí vai. Não importa qual a sua escolha, a hospedagem acaba sendo a parte mais cara da viagem. Por outro lado, se tudo for definido com antecedência, você saberá exatamente quanto gastará. Não esqueça de procurar conhecer o que está incluído, como refeições e estacionamento, por exemplo.

O deslocamento até o destino da viagem também não é tão difícil de calcular. O mais complicado é o transporte dentro da cidade. Pesquise bem o que é melhor para você: transporte público, aluguel de carro, táxi ou outros.

2. Gastos com passeios

Nesse ponto, é essencial pesquisar e conhecer bem o destino da sua viagem. Investigue antes e já calcule quanto vão custar as atrações que você faz questão de conferir, como exposições, museus, parques e outras.

Mas não se esqueça de deixar uma margem para passeios que você só vai descobrir quando já estiver na cidade. Além disso, se você vai a algum lugar conhecido pelas possibilidades de compras, reserve uma quantia para isso também.

Sem contar as famosas lembrancinhas que amigos e parentes próximos merecem receber, não é verdade?!

3. Despesas com alimentação

É praticamente impossível você prever com exatidão quanto gastará com alimentação, mas isso não é motivo para não se planejar. Afinal, esse gasto pode ter um grande impacto no orçamento final.

Uma boa dica é entrar nos sites de restaurantes e lanchonetes, e pesquisar os preços e as avaliações de quem já passou por lá. Também é relevante saber como você vai se organizar, se vai fazer todas as refeições na rua ou se existe a possibilidade de cozinhar ou preparar um lanche rápido onde você vai ficar. Tudo isso interfere no valor final da viagem.

4. Investimento em pacotes turísticos

Algo que facilita muito a vida de quem quer viajar com comodidade é contratar pacotes turísticos. Existem tantos por aí que é crucial comparar os valores com cuidado e não optar pelo mais barato logo de cara.

Pesquise bem o que cada agência oferece porque uma pode ter o preço mais em conta, porém, ao final, o pacote pode sair mais caro por não incluir refeições e atrativos. Você também deve decidir se vai fazer toda a viagem com pacote turístico ou se vai contratar por atrativos, na própria cidade.

Além desses gastos comuns a diferentes passeios, não se esqueça de levar em consideração as peculiaridades de cada lugar visitado como a necessidade de visto, seguro viagem e demais despesas específicas. Também é indispensável reservar uma quantia extra para qualquer tipo de imprevisto.

Então, pronto para programar sua próxima viagem? Faça as contas direitinho, confira seu checklist e aproveite!

Se você gostou de saber um pouco mais sobre como calcular os custos de uma viagem, assine nossa newsletter e fique por dentro de outros assuntos perfeitos para quem ama viajar!


Conheça a Korubo e fique por dentro dos principais atrativos do Parque Estadual do Jalapão. Confira nossos pacotes!

Voltar para o site Jalapão!