Nada melhor que uma pausa na rotina e tirar um tempo para relaxar e ficar em contato com a natureza, não é mesmo? Fazer trilha é uma das melhores opções para isso. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que levar na mochila.

Assim, preparamos uma lista com os itens mais importantes que você não pode esquecer. Confira agora e torne a sua trilha numa viagem inesquecível e marcante!

Prefira roupas de cores claras

Sem dúvida, nas atividades ao livre e de ecoturismo, usar protetor solar e repelentes é fundamental. Além disso, priorize roupas leves e de cores claras a fim de minimizar o efeito dos raios solares sobre o seu corpo. Assim, sua viagem se tornará bem mais tranquila e agradável!

Para destinos de aventura, o ideal é levar um par de roupas para cada dia. Mas, se você tiver condição de lavar a roupa, como num acampamento próximo de cachoeiras, por exemplo, ainda pode reduzir o peso de sua mochila.

Saiba escolher o calçado

Outro detalhe que faz diferença ao fazer trilha é o tipo e a qualidade do calçado. Assim, dê preferência aos tênis próprios para trilhas: aqueles com solado antiderrapante, mais firmes e confortáveis por dentro. Mas, leve um chinelo também. Pois, nos momentos de descanso, você poderá refrescar seus pés. 

Em nosso país, existem rios e cachoeiras lindas e maravilhosas, não é mesmo?  Porém, alguns lugares são rasos e possuem, no fundo, pedrinhas pontiagudas que machucam os pés. Então, se precisar atravessá-los, use chinelos emborrachados para não molhar seu tênis.

Proteja-se da chuva ou do sol

Ainda que verifique a previsão do tempo ao planejar uma trilha, chuvas repentinas podem ocorrer. Sobretudo, em locais úmidos como em regiões de mata Atlântica. Assim, inclua na mochila a sua capa de chuva.

Além disso, um boné ou chapéu também pode tornar as caminhadas ao sol menos desconfortáveis.

Leve lanterna de mão ou de cabeça

Caso o passeio seja mais longo e você for montar acampamento ou visitar grutas e cavernas, não esqueça a lanterna. E, escolha um modelo leve, compacto e eficiente. Não precisa ser cara, o importante é a funcionalidade.

Hidrate-se e leve um lanche reforçado

Dê preferência a alimentos saudáveis: barra de cereais, sanduíches naturais e frutas, são boas opções. Um canivete multiuso pode ajudar a descascar frutas ou partir os alimentos, além de ser bastante útil em outras situações.

Hidratar-se também é fundamental: água e suco de frutas não podem faltar.

Tenha atenção em caso de imprevistos

Alegria, muita disposição e pensamento positivo: esses são os requisitos básicos para uma viagem agradável, certo? Mas, suponhamos que, por alguma eventualidade, você precise de remédios, ataduras ou similares?

Então, não é necessário levar uma farmácia inteira na mochila; mas, tenha itens mínimos para fazer um curativo: antisséptico, gaze, esparadrapo e atadura para proteção.

Leve também um analgésico que tenha costume de tomar. Pois, se houver algum imprevisto, você estará preparado.

Preserve o meio ambiente

Lembre-se da importância da sustentabilidade e da preservação ambiental: leve saquinhos plásticos para trazer o seu lixo de volta.

Ainda que seja um peso a mais, será menos que o peso dos alimentos e da água que levou, não é mesmo?

Logo, são pequenos detalhes que podem fazer grande diferença na preservação da Natureza. E também é uma ação positiva que tornará sua viagem ainda melhor.

Evite levar mochila pesada

O ideal é levar pouca coisa. Mas, nem sempre é possível. Então, para evitar que o peso da mochila comprometa a sua trilha, tente equilibrar o peso dentro dela. Mas, como fazer isso? É simples e fácil. Confira!

Em trilhas leves e planas deixe itens de maior peso na parte superior. Em caminhadas que exigem mais esforço e movimentos, os itens mais pesados ficarão no meio. E, caso a trilha seja muito longa e a mochila esteja muito cheia, priorize o fundo. 

Agora, se ficou alguma dúvida sobre como fazer trilha ou se tem alguma sugestão de item que não pode faltar na mochila, deixe um comentário!


Conheça a Korubo e fique por dentro dos principais atrativos do Parque Estadual do Jalapão. Confira nossos pacotes!

Voltar para o site Jalapão!