O Jalapão, no Tocantins, encanta a todos os apaixonados pela natureza e por ecoturismo. Isso porque a região — com a menor densidade demográfica do País — reserva paisagens espetaculares, que se revelam em cachoeiras, rios e dunas douradas.

Todas essas atrações permitem aos visitantes dias movimentados, porém longe da loucura das grandes cidades e até mesmo distante da internet. Essas características permitem se desconectar do mundo e conectar-se só com você, para recarregar as energias. Ficou com vontade de conhecer? Então, veja agora o que fazer no Jalapão!

Flutuar nos Fervedouros do Jalapão

Os fervedouros, a princípio, parecem lagos ou piscinas naturais iguais a todas as outras, mas eles possuem uma característica muito especial: ninguém jamais afundará em suas águas. Devido ao fenômeno chamado ressurgência, as águas dos lençóis freáticos brotam com muita força e deixam a areia em suspensão.

O resultado disso é que essas areias “sustentam” todos os que entram nos fervedouros e impossibilitam o afundamento. Essa peculiaridade desperta a atenção de muitos visitantes, o que faz dessa atração uma das preferidas de quem viaja até essas terras.

Existem vários fervedouros no Jalapão, contudo o acesso de turistas não é permitido a todos. Fique atento a essa informação e busque apoio de uma agência de viagens com conhecimento da região para tudo sair nos conformes, certo?

Aproveitar a Cachoeira da Formiga

O Jalapão conta com diversas opções de cachoeiras. Entre elas, vale destacar a da Formiga. Seu principal atrativo não é o tamanho nem a força da queda d’água, mas a coloração verde-esmeralda das suas águas.

Além disso, é possível aproveitar uma piscina natural perfeita para banhos refrescantes e relaxantes — inclusive porque o calor do Tocantins é realmente intenso. As temperaturas podem ultrapassar com facilidade os 30 °C. Se você está fazendo uma lista sobre o que fazer no Jalapão, pode incluir esse passeio que não haverá arrependimentos.

Passear pelas dunas douradas

As dunas do Jalapão possuem uma coloração dourada que deixa os visitantes deslumbrados. Elas são grandes e podem chegar até 40 metros de altura. Seu encantamento, entretanto, vem do balé que as areias fazem, modificando o cenário com os ventos.

Isso faz com que a paisagem que estará diante dos seus olhos seja única. Sem contar que, do alto, é possível ter uma vista ampla do deserto do Jalapão e da Serra do Espírito Santo.

Por fim, ao visitar as dunas no fim do dia, além de acompanhar o sol se despedindo, ainda é possível observar como os raios solares intensificam seu dourado, deixando o visual ainda mais impressionante.

Conhecer a Serra do Espírito Santo

Mais um cartão-postal da região: a Serra do Espírito Santo, que é uma grande formação rochosa e permite uma vista paradisíaca do Jalapão. Esse passeio é para quem gosta de caminhadas e trilhas.

Isso porque, para atingir o topo, há uma subida bastante íngreme. Sem contar que é cerca de uma hora andando para ir e outra para voltar. Ao chegar lá no alto, porém, todo o esforço é recompensado com um belo mirante e a sensação de paz que é estar em um lugar de natureza intocada.

Fazer canoagem no Rio Novo

Um passeio indispensável no Jalapão é a canoagem no Rio Novo — um dos únicos do mundo com água potável, o que deixa a experiência ainda mais exclusiva. Se você nunca praticou esse esporte, pode ficar despreocupado, pois é para nível iniciante e os guias acompanham em todo o trajeto.

 Ao longo do percurso, há momentos com algumas corredeiras e pedras, que não são muito grandes ou desafiadoras. Também existem trechos calmos e de pequenas praias, permitindo a observação da natureza estonteante do lugar.

Já para fechar o passeio com chave de ouro, a dica é tomar um banho refrescante nas águas límpidas do Rio Novo.

Agora que você já sabe o que fazer no Jalapão, entre em contato conosco e conheça todas as possibilidades de viagem para conhecer essa região do Brasil!


Conheça a Korubo e fique por dentro dos principais atrativos do Parque Estadual do Jalapão. Confira nossos pacotes!

Voltar para o site Jalapão!