O Jalapão abriga algumas das mais belas – e exclusivas! – unidades de conservação do Brasil. Localizado no coração do Tocantins, em meio ao Cerrado, o Jalapão tem captado a atenção de turistas de todo o Brasil pelas suas belezas naturais e atrações de ecoturismo. 

Se você está planejando a sua próxima viagem e quer saber o que fazer no Jalapão, continue conosco. Falaremos sobre todas as atividades que a Korubo oferece para seus convidados. Confira! 

Onde fica o Jalapão?

O Jalapão está localizado no lado leste do estado do Tocantins, a 350 km de distância de sua capital, Palmas. Apesar de ser maior que os estados de Sergipe e Alagoas, contando com 34 mil km² de extensão, o Jalapão não é uma cidade, mas uma região. 

O acesso ao Jalapão é feito por estradas pavimentadas e bem sinalizadas, mas apenas até certo ponto. À medida que nos afastamos dos centros urbanos e das pequenas cidades, as estradas ficam cada vez mais difíceis, sendo acessadas somente por carros com tração nas quatro rodas.

Melhor época para visitar o local

O Jalapão é quente durante todo o ano – com uma temperatura média de 30°C – o que é uma ótima notícia para aqueles que desejam desfrutar de suas inúmeras cachoeiras, fervedouros, piscinas naturais e rios de água potável. 

Apesar disso, a região tem épocas secas e de chuvas, ambas com vantagens e desvantagens. O período de seca na região vai de maio a setembro. Nesse momento, as chuvas são mais raras, apesar de ainda acontecerem. 

Isso faz com que a vegetação esteja menos verde, mas compensa pelo pôr do sol, que fica ainda mais belo nessa época. Enquanto isso, durante a fase de chuvas nos outros meses do ano, o Jalapão floresce, e o ar torna-se mais úmido e confortável de se respirar. 

Roteiro Korubo: o que fazer no Jalapão? 

Também conhecida como a Savana brasileira, a região do Jalapão oferece uma grande variedade de atividades para turistas que desejam se conectar com a natureza e ter experiências completamente diferentes de qualquer outro lugar.

A Korubo é uma agência de viagens com mais de 30 anos de experiência no Jalapão. Por isso, além de contar com atrações exclusivas, nós sabemos como ninguém quais são os pontos mais belos da região. 

Vale lembrar que todos os pacotes da Korubo são all-inclusive, ou seja, englobam a estadia, a entrada nas atrações, a alimentação e o deslocamento entre os principais pontos do Jalapão. 

Veja agora alguns dos pontos mais importantes no roteiro da Korubo pelo Jalapão. 

Cânion da Sussuapara

A aventura com a Korubo começa antes mesmo de chegarmos ao Jalapão. O Cânion da Sussuapara fica próximo da Serra Geral e oferece uma vista de tirar o fôlego. 

Essa é uma trilha curta, com subida íngreme, mas conta com um terreno firme e pequenos trechos sobre água e pedras. 

Canoagem no Rio Novo Tocantins 

O Rio Novo Tocantins é um dos últimos rios de água potável no mundo – com a Korubo, você pode navegar em suas águas cristalinas. 

Visitação às dunas

Formadas por areias de quartzo, as dunas do Jalapão têm uma coloração dourada que atinge um tom indescritível ao pôr do sol. Cercada por chapadões, a visão também é belíssima e, certamente, renderá lindas fotos, além de memórias maravilhosas. 

Poço do Fervedouro do Soninho

O banho no poço de água na nascente do Rio Soninho é uma exclusividade da Korubo. Com a pressão da água, é impossível afundar. A experiência é muito relaxante e divertida. 

Essas, é claro, são apenas algumas das principais atrações. Quer conhecer mais sobre os pacotes da Korubo e todas as maravilhas do Jalapão? Visite nosso site agora.


Conheça a Korubo e fique por dentro dos principais atrativos do Parque Estadual do Jalapão. Confira nossos pacotes!

Voltar para o site Jalapão!