Você tem uma rotina de trabalho corrida, mas sempre que sobra um tempo, pega as suas coisas e parte para uma viagem, de preferência em meio à natureza? Muitas pessoas vêm adotando essa prática e um dos grandes problemas que elas enfrentam é a hora de arrumar a mala para o ecoturismo.

Dúvidas com relação ao tamanho da mala e ao que se deve colocar dentro são corriqueiras. Pensando nisso, elaboramos este post para contar como você deve fazer para arrumar a sua bagagem sem esquecer-se de nada, evitando problemas durante o passeio. Confira!

Leve uma mala que você consiga carregar

A primeira regra de um viajante é sempre levar uma bagagem que consiga carregar sozinho. A notícia boa é que não é só porque é ecoturismo que você precisa carregar aquele mochilão enorme e pesado nas costas. 

Malas de rodinhas estão liberadas, ok? O único cuidado que se deve ter é de não levar uma mala muito nova, que possa ser danificada em estradas de terra com muito pó. A dica, então, é que você escolha o tipo e modelo de mala que deixe você mais à vontade para carregar!

Observe qual a previsão do tempo para o destino

Antes de separar as roupas para a viagem, verifique qual é a previsão do tempo no local. Isso ajudará muito na hora de escolher as roupas e os acessórios. Além disso, saber qual será a previsão do tempo antes de viajar fará com que a sua mala fique menor.

Escolha as roupas por dia

Uma boa maneira de não levar muitas coisas é pensar nas peças por dia ou atividade. Por isso, faça um roteiro de tudo que pretende fazer durante o passeio e pense nas roupas que gostaria de usar em cada ocasião. Separe algumas poucas peças coringas para caso de imprevistos. 

Quanto aos acessórios, procure selecionar aqueles que combinam com todas as roupas. Sabe aqueles óculos maravilhosos que você nunca usou? Esqueça-o se vai ser algo que você não usará durante o passeio.

Coloque os itens importantes na bagagem de mão

O ideal, mesmo em viagens de curto período, é que se tenha uma pequena bagagem de mão, na qual devem ser colocados todos os itens importantes.

Procure deixar tudo o que poderá ser necessário nesse espaço. Itens como documentos, máquina fotográfica, dinheiro, mapas e informações do destino devem estar sempre com a pessoa e em um local de fácil acesso. 

Faça um checklist

Coloque no papel todos os itens que serão necessários durante a viagem para não se esquecer de nenhum! Para dar uma mãozinha, separamos alguns que são importantes em uma viagem de ecoturismo:

  • filtro solar;
  • acessórios de higiene;
  • lanterna;
  • chapéu ou boné;
  • tênis adequado para o tipo de aventura;
  • mochila pequena para usar durante o passeio;
  • garrafa de água;
  • repelente;
  • kit de primeiros socorros;
  • óculos de sol. 

Produtos de beleza costumam pesar na mala, entretanto, muitas vezes, as mulheres necessitam durante a viagem de um pós-sol ou um bom creme hidratante, assim como shampoo e condicionador. A dica, então, é comprar potes pequenos e distribuir esses produtos, para que a mala não fique pesada e você consiga levar tudo o que desejar! 

E aí, já está animado para a próxima viagem? Com essas dicas, com certeza, a bagagem ficará muito mais funcional! Está esperando o quê para escolher o destino e colocar o pé na estrada?

Agora que você já sabe como arrumar a mala para o ecoturismo, deixe um comentário no post nos contando a sua experiência!


Conheça a Korubo e fique por dentro dos principais atrativos do Parque Estadual do Jalapão. Confira nossos pacotes!

Voltar para o site Jalapão!