Quem nunca ficou na beira da esteira de bagagens do aeroporto e sentiu aquele frio na barriga ao ver os outros passageiros pegando suas malinhas e a sua nada de aparecer?

A perda, furto ou roubo de malas é um dos maiores medos dos viajantes. E com razão! Imagine a sensação de chegar ao seu destino, longe de casa, e descobrir que seus pertences ficaram pelo caminho ou foram violados. Horrível, não é mesmo?!

Isso pode acontecer com qualquer um. Mas existem alguns cuidados simples a serem tomados que ajudam a evitar esse estresse na sua viagem. Pensando nisso, preparamos dicas preciosas para você. Confira!

Prefira malas mais simples e coloridas

Bagagens sofisticadas, especialmente as de grife, chamam mais a atenção dos ladrões. Além disso, elas são caras e, caso o roubo ou furto de fato ocorra, a companhia aérea não considera o valor da mala para calcular uma eventual indenização.

Deixe sua mala se destacar apenas pela cor, que deve ser mais chamativa e ainda facilita a identificação dela mesmo à distância. As bolsas de cores tradicionais (principalmente as pretas), apesar de chamarem menos atenção, são os alvos preferidos dos bandidos.

Identifique e lacre bem a sua bagagem

Veja algumas formas fáceis de fazer isso:

  • sinalize a sua mala com fitas coloridas, lenços estampados, adesivos e tudo mais que puder ajudar a identificá-la. Isso diminui a possibilidade de alguém levar seus pertences por engano;

  • coloque na bagagem tags ou etiquetas com os seus dados: nome completo, telefone, endereço, e-mail;

  • plastifique as malas antes de despachá-las, pois o plástico toma um tempo que para os ladrões é precioso;

  • tranque com cadeados e use também lacres, capas e embalagens.

Leve artigos de valor na mala de mão

Dinheiro, joias, eletrônicos (celulares, notebooks, câmeras digitais, etc.) e outros itens também muito visados não devem ser despachados, mas ficar na bagagem de mão. Se o pior acontecer, pelos menos esses objetos estarão seguros com você.

Preste atenção na hora do check-in

Na hora de despachar a bagagem, é muito importante verificar se a etiqueta colada pelo atendente da empresa aérea na sua mala contém o destino correto. Se ocorrer algum erro, seus pertences poderão ser enviados para um local diferente do seu desembarque.

Essa confusão pode acontecer principalmente quando o check-in é feito em cima da hora. Para evitar a correria, organize-se antes de viajar e faça o seu check-in antecipadamente.

Vá para a esteira logo após o desembarque

Saia do avião e vá direto para a esteira recolher sua bagagem. As malas que ficam rodando por lá, sem dono, viram alvo fácil para os oportunistas.

Fique sempre de olho na sua bagagem

Jamais descuide das suas malas no embarque (antes de despachá-las) e depois de pegá-las no desembarque. Qualquer distração pode ser suficiente para perdê-las de vista.

Utilize alguns truques

Se estiver levando algum objeto que acabou de comprar, tire da caixa e arranque etiquetas. O objetivo é evitar que o ladrão perceba que sua mala tem produtos novos.

Caso esteja levando na viagem algum item de valor monetário ou sentimental que não possa ser transportado na bagagem de mão, tente disfarçar. Vale guardar em bolsas térmicas e caixas de papel, por exemplo, que costumam não chamar muita atenção.

Não dá para garantir que sua mala não será roubada ou furtada e nem ficará perdida por aí em algum aeroporto. Mas seguindo essas dicas, você certamente reduzirá as chances de que esse imprevisto aconteça e atrapalhe a sua viagem.

Agora que você já sabe que cuidados deve tomar para evitar a perda e o roubo de malas, que tal aprender também como organizar os seus pertences na bagagem com mais rapidez?


Conheça a Korubo e fique por dentro dos principais atrativos do Parque Estadual do Jalapão. Confira nossos pacotes!

Voltar para o site Jalapão!