Viajar para lugares badalados e sofisticados tem o seu valor e eles podem, sem dúvidas, ser o cenário de momentos espetaculares. No entanto, há diversos destinos ”escondidos” com locais maravilhosos para serem desbravados Brasil afora. Para quem busca passeios e atividades mais inusitadas, as viagens off road são a melhor pedida.

Tais roteiros têm ganhado mais visibilidade nos últimos tempos e são perfeitos para aqueles que procuram se desligar um pouco do estresse cotidiano e se conectar ainda mais com a natureza, conhecendo cidades novas e vivendo experiências inesquecíveis.

Se interessou? Continue a leitura e descubra tudo sobre o conceito desse tipo de viagem, além de conferir os melhores destinos para se aventurar!

O que são viagens off road?

Off road é um termo da língua inglesa que significa “fora da estrada”. Portanto, são viagens e passeios em regiões onde não há estradas pavimentadas, como estradas de asfalto. O foco aqui é entrar em contato com a natureza e superar os obstáculos, como morros, lamaçais e erosões. Os destinos abrigam cenários como cachoeiras, desertos, dunas e várias outras maravilhas!

São utilizados veículos preparados para percorrer trechos íngremes, com barro e alagamentos, como os UTVs (Veículos Utilitários de Multitarefas) ou transportes com tração. No entanto, também existem os viajantes mais aventureiros, que gostam de utilizar bicicleta, cavalos ou mesmo os próprios pés.

Quais são os melhores destinos para os roteiros off road?

Confira algumas recomendações de lugares brasileiros espetaculares para você se aventurar:

1. Trilha de Castelhanos — SP

A trilha, que mede 22km, atravessa Ilhabela, litoral norte de São Paulo, e está localizada no Parque Estadual. É recomendada para viajantes mais experientes, por conta de riscos de atolamentos e impedimentos da natureza, como morros bem íngremes. O percurso é todo feito dentro da Mata Atlântica e possui vários trechos em que é possível ver o mar cristalino.

2. Jalapão — TO

A região do Jalapão, localizada a 200 km da capital do estado, é um dos principais lugares para os destemidos que amam viagens off road. Possui uma variedade imensa de paisagens e de obstáculos na sua área de 34 mil km², como estradas arenosas, dunas espetaculares, quedas d’água como a Cachoeira do Formiga e fervedouros que você não pode deixar de conferir!

3. Jericoacoara — CE

O passeio para Jericoacoara já começa de forma eletrizante, pois a única forma de chegada à vila de pescadores localizada a 300 km de Fortaleza é pelas dunas. Seu passeio passa por cenários deslumbrantes, como praias, manguezais e lagoas. O local pertence ao Parque Nacional de Jericoacoara e é uma área de proteção ambiental.

4. Serra da Canastra — MG

Esse passeio é repleto de surpresas e aqueles que se aventuram por ele são presenteados com paisagens estonteantes. Embora seja, a princípio, bastante tranquilo, existem diversos obstáculos mais à frente que podem torná-lo um grande desafio. É um destino muito cobiçado por motociclistas, mas seu percurso também pode ser feito a carro.

5. Itaimbezinho — RS/SC

Nossa recomendação da região sul do país é famosa por contar com uma das mais belas formações geográficas: o cânion. Está localizado na divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e seu acesso é feito por diversas trilhas, que podem ser feitas com ou sem o auxílio de guias.

As viagens off road são uma ótima maneira de inovar nas suas férias e viver experiências novas e completamente únicas. Comece a programar a sua próxima viagem: vale a pena ousar e dar uma chance para esse estilo de passeio!

Se você gostou deste post, venha saber mais sobre o turismo de aventura e descubra se você está preparado para esse tipo de viagem. Até a próxima!


Conheça a Korubo e fique por dentro dos principais atrativos do Parque Estadual do Jalapão. Confira nossos pacotes!

Voltar para o site Jalapão!