Quando você fecha os olhos e imagina um cenário paradisíaco o que vem à sua mente? Talvez praias com águas cristalinas, não é mesmo?

Bom, deixe-nos te ajudar a formar uma imagem ainda mais incrível: pense em lagoas com tons de azul e verde em perfeita harmonia e cercadas por um grande deserto. Isso é o que você vai encontrar nas dunas maranhenses! 

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses tem atraído cada vez mais a atenção de quem busca por descanso e paz com um visual digno de cinema como plano de fundo.

Por isso, neste post, queremos dar algumas dicas e te dizer por que essa parte tão especial do Brasil não pode ficar de fora dos seus planos de viagem.

Principais atrações das dunas maranhenses

O encanto dessa região do nordeste brasileiro fica por conta das belas lagoas naturais que se formam em meio a dunas. Entre as mais famosas estão as que formam os circuitos Lagoa Bonita e Lagoa Azul.

As dunas também são uma grande atração — como algumas chegam a 7 metros de altura, proporcionam uma belíssima vista do oásis formado pelas lagoas.

Além disso, o Rio Preguiça dá boas-vindas aos visitantes com paisagens igualmente imperdíveis. Fazer um passeio a bordo de uma voadeira, embarcação típica da região, é uma boa pedida.

Onde se hospedar

A primeira porta de entrada para explorar os Lençóis é pela cidade de Barreirinhas, que fica cerca de 4 horas da capital São Luís. De lá, é possível visitar muitas lagoas e a cidade conta com uma boa estrutura para receber os visitantes.

Se você procura um pequeno vilarejo ainda mais tranquilo que Barreirinhas, considere se hospedar em Santo Amaro. A partir desse local, é possível conhecer outras lagoas que estão bem próximas da cidade.

Você ainda pode se hospedar em Barreirinhas e fazer alguns passeios para as lagoas que ficam próximas a Santo Amaro e Atins, uma outra cidade bem perto do Parque Nacional.

Não se esqueça de separar alguns dias para aproveitar os atrativos de São Luís. Se deixe levar pelo rico centro histórico, praias e movimentos culturais da capital maranhense.

Pratos típicos da região

Depois de visitar tantos cenários deslumbrantes, a melhor opção é desfrutar de uma deliciosa refeição.

Um dos pratos mais típicos do Maranhão é o arroz-de-cuxá. Com origens indígenas, o arroz feito com vinagreira, gengibre e camarão seco acompanha frutos do mar e peixes da região.

Quando ir

Para aproveitar todo o esplendor das dunas maranhenses é importante estar atento à época do ano que deseja viajar.

As lagoas são formadas pelo acúmulo das águas da chuva durante a primeira metade do ano. Por isso, a melhor época para viajar para lá é entre Julho e Novembro — durante esses meses as lagoas estão cheias e a diversão é garantida!

Pronto para curtir as melhores férias da sua vida? Prepare as malas e vá relaxar nas imperdíveis dunas maranhenses. Você vai se encantar com as belezas únicas do nordeste do Brasil!

Gostou de descobrir mais sobre esse lugar tão especial? Então, compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais, assim eles também ficarão por dentro dessa super dica!


Conheça a Korubo e fique por dentro dos principais atrativos do Parque Estadual do Jalapão. Confira nossos pacotes!

Voltar para o site Jalapão!