Um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza. Como bem descreve a música de Jorge Ben Jor, o Brasil tem uma imensa variedade de riquezas espalhadas por todos os estados.

Do Cerrado às montanhas, passando pela Floresta Amazônica até o pantanal, opções para conhecer não faltam. Se você planeja uma viagem tranquila, em meio à natureza, reunimos 6 destinos com paisagens brasileiras imperdíveis. Confira!

1. Alter do Chão

Localizado à margem direita do Rio Tapajós, Alter do Chão é um distrito do município de Santarém, no estado do Pará. Lugar perfeito para relaxar, é formado por muitas ilhas e extensas faixas de areia branca banhadas pelas águas esverdeadas do Rio Tapajós.

Esse maravilhoso cenário pode ser apreciado, principalmente, entre agosto e fevereiro, período da vazante do rio. Outra grande atração é o encontro das águas do Tapajós com as do Amazonas, que não se misturam. 

2. Cataratas do Iguaçu

Patrimônio Natural da Humanidade, as Cataratas do Iguaçu têm cerca de 80 metros de altura e ficam na região da tríplice fronteira do Brasil com a Argentina e o Paraguai. Perca o fôlego com um passeio de barco que chega bem próximo à queda d’água.

Você também pode fazer trilhas e até almoçar em frente às cataratas. A época de maior vazão de água é entre os meses de outubro e março.

3. Chapada Diamantina

No coração da Bahia, o Parque Nacional da Chapada Diamantina é um oásis natural na região. Tem vista paradisíaca com montanhas, quedas d’água, cânions e grutas. Na Chapada, também é possível apreciar sítios arqueológicos e pinturas rupestres.

4. Jalapão

Localizado no Tocantins, o Parque Estadual do Jalapão reúne paisagens áridas entrecortadas por rios e vegetação rasteira típica do Cerrado. É um ótimo destino em qualquer época do ano. É ideal para você relaxar, conhecer outros amantes da natureza e apreciar cachoeiras, piscinas naturais, chapadões e dunas de areia alaranjada.

A flora e a fauna são exuberantes. Podem ser vistos animais como a onça-pintada, o lobo-guará e o tamanduá-bandeira.

Nos últimos anos, a exploração turística no Jalapão tem se desenvolvido com base na cultura do ecoturismo. Todas as atividades propostas estimulam a preservação da natureza e o desenvolvimento sustentável da comunidade local. Vale a pena conhecer o artesanato de capim dourado (Jalapão Capim Dourado) produzido por moradores da região.

5. Pantanal

Também conhecido como “reino das águas”, o Pantanal é a maior planície alagada do mundo. Sua biodiversidade única apresenta mais de 4.700 espécies de plantas e animais vertebrados.

O resultado da junção desses elementos são paisagens multicoloridas, nas quais o visitante pode se integrar à natureza, admirando o espetáculo da vida natural.

6. Visconde de Mauá

Em meio à Serra da Mantiqueira, na divisa entre Rio de Janeiro e Minas Gerais, esse paraíso verde guarda belezas naturais e um estilo de vida bem zen. Os nativos de Visconde de Mauá são simpáticos e acolhedores.

Os passeios incluem cavalgadas por trilhas e dezenas de cachoeiras e piscinas naturais de águas cristalinas. À noite, é possível visualizar um lindo céu estrelado.

Agora que você descobriu algumas paisagens brasileiras imperdíveis, curta a nossa página no Facebook e confira outras dicas e destinos incríveis para você se aventurar!


Conheça a Korubo e fique por dentro dos principais atrativos do Parque Estadual do Jalapão. Confira nossos pacotes!

Voltar para o site Jalapão!